ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

UMA DAS METAS DA ALB ENCONTRA-SE EM FOMENTAR UMA CONSCIÊNCIA NACIONAL, ATRAVÉS DA CLASSE LITERÁRIA, CAPAZ DE EM MÉDIO ESPAÇO DE TEMPO, TRAVAR UMA FORTE LUTA NACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO, CORRUPTOS E CORRUPTORES, CONTRIBUINDO À ERRADICAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL.

ONDA DE DENUNCISMOS DA REVISTA VEJA SÓ EXISTE QUANDO É CONTRA O PT - enviado por e-mail/ Luiz Schroh à Presidência da ALB.
E-mail/resposta - DENUNCISMOS // Mário Carabajal - Presidência da ALB

Nobres Pensadores Membros da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, solicitamos sua atenção especial em fazer ecoar, o mais longe possível, as palavras e ideais desta nobre brasileira, Ministra Eliana Calmon. Ela necessita saber não estar só, sendo, seus ideais, de transparência no judiciário, também nossos ideais. A transparência é a alma democrática. Eliana está tocando o ponto de maior necessidade em nossa construção democrática e necessita de todo o nosso apoio e manifestações.

“JUSTIÇA BRASILEIRA’
O ÓBVIO
"Quem é honesto e não tem nada a temer, não se opõe a transperência... Se tem receio é porque tem sujeira bastante” (Manuela Cacilda, 84 anos) do Conselho Superior da ALB, ao referir-se a temerosidade dos Superiores Tribunais brasileiros às investigações propostas pelo CNJ presidido pela Ministra Eliana Calmon

Peluso recebeu R$ 700 mil de passivo trabalhista quando integrava o TJ-SP

Informação foi revelada pelo próprio Supremo Tribunal Federal; em nota, o presidente do STF defendeu o ministro Ricardo Lewandowski, que também foi contemplado com a verba

A culpa de Peluso é tão evidente, que em pronunciamentos está ameaçando, com todas suas forças, em enquadrar quem atente contra sua 'honra'. O Brasil inteiro está morrendo de medo! Todo e qualquer crime do senhor Peluso deve ser esquecido. Ainda que os 700 mil recebidos por ele no TJ - SP jamais serão devolvidos. O Brasil necessita criar sim, com a maior urgência possível, dispositivos externos de controladoria das ações do judiciário. Estes senhores não podem mais pensar serem donos da consciência pública, fazendo o que bem querem e quando querem, sem responderem criminalmente por seus atos. Este senhor, Peluso, antes de impedir as investigações, se com honra, digno e honesto, abrir, isto sim, suas contas a investigação. Afinal, ocupa um cargo público e o Brasil tem o direito de saber as ações de todo aquele que ocupa funções de altos cargos, com altíssimos salários. Contudo, observa-se, sem muito esforço, que este senhor é no mínimo suspeito, pela obstacularização das investigações. Por esta e tantas outras razões, a justiça brasileira goza de baixíssima credibilidade junto ao povo brasileiro. Temos milhares de juízes bons, comprometidos e honestos em nosso país. Este é o momento de separarmos o joio do trigo. Manifestem-se os bons!

O MEDO UNE MAGISTRADOS CORRUPTOS DO BRASIL

O MEDO DE SEREM INVESTIGADOS UNE AS TRÊS MAIORES ASSOCIAÇÕES DE MAGISTRADOS DO PAÍS

Gabriel Wedy, Presidente da AJUFE; Henrique Calandra, Presidente da AMB; Renato Sant'Anna, Presidente da ANAMATRA, temem seus associados serem investigados pelo CNJ. Afinal, o Brasil inteiro sabe e agora poderá ser comprovada, a participação de magistrados em crimes de corrupção. Não fosse tão evidente tal assertiva, em nada estas associações corporativistas temeriam quaisquer investigações. O receio e todas as investidas contra as ações de Eliana Calmon, apontam a um só resultado, a profunda participação de inúmeros magistrados nos mais diversos crimes contra a verdadeira ordem de direito, desde a venda de sentenças a formação de quadrilha, desvios de recursos públicos e a locumpletação econômica, salarial e privilégios, sobretudo, da impunidade, pela falta de transparência. Senão neste momento, pelo corporativismo dos interesses desta classe, em futuro muito próximo, haveremos de testemunhar a abertura transparencial dete pseudo-poder, onde milhares de transações ocorrem a margem da ordem democrática de direito. Acredita-se, verdadeiramente, que os magistrados honestos são favoráveis a um sistema público de controle sobre as ações do judiciário. Como está, não dá para continuar. Homens que se dizem cidadãos prejudicados quando se lhes é cobrada transparência, deuses contudo, ao pensarem que não devem satisfações de seus atos. Eliana Calmon, uma mulher que merece todo o respeito da Nação Brasileira.

ELIANA CALMON, UM NOME PARA ENTRAR PARA A HISTÓRIA BRASILEIRA

Entrevista de Eliane Calmon à Revista Veja em 2010

O Brasil bate as portas de fazer efetiva justiça ao investigar Juízes. Contudo, os Intocáveis, dos Superiores Tribunais de Justiça, senhores da impunidade, à margem dos demais membros dos poderes que constituem a Nação, fazem de tudo para gozarem dos privilégios da Impunidade. Alguns passos mais. Um pouco mais de coragem e determinação e contaremos com uma verdadeira Nação Democrática. Breve está o dia em que contaremos com instituções sérias, capazes de abrirem suas portas a quaisquer investigações sem o receio de serem abaladas por crimes de corrupção. Conserguindo-se investigar a Justiça Brasileira, com profundidade, em seus descaminhos e ilegalidades, darse-á o primeiro avanço de uma longa e árdua jornada em busca da evolução tão sonhada pela Nação. Compete as grandes empresas brasileiras de comunicação, a exemplo da Revista Veja, darem os primeiros passos a mais esta conquista do povo brasileiro. Uma verdadeira justiça não teme investigações. Uma verdadeira justiça deveria se fazer exemplo, permitindo ser investigada e, a exemplo do que vem ocorrendo no Executivo, comprovando-se quaisquer denúncias contra seus membros, colocá-los em seus devidos lugares - fora dos poderes públicos. Uma Nação séria e comprometida, não tem espaços para privilégios que inviabilizem a transparência em todas as suas intâncias. Investiguem-se o Judiciário. Denunciem-se toda a corrupção. Construa-se uma Grande Nação. Livre dos pseudo-senhores de toga. Limpar o Brasil! Eis a máxima deste momento histórico. Salve a democracia, a Polícia Federal, a imprensa livre e comprometida, o CNJ e o cidadão que paga absurdos impostos!

A corregedora Nacional de Justiça denunciou o que chamou de um "corporativismo ideológico perigosíssimo" nas corregedorias do Poder Judiciário que favorece a infiltração de "bandidos de toga".

"O corporativismo é uma visão ideológica. Ideologicamente você parte para defender o Poder Judiciário, e você começa a não ver nada que está ao seu redor. Você não vê sequer a corrupção entrando nas portas da Justiça, porque você acha que, para defender o Judiciário, você tem que manter o magistrado imune às críticas da sociedade e da imprensa", afirmou a ministra.

A ministra disse também que "À medida que nós continuamos com o corporativismo, nós estamos favorecendo que as pessoas venham se esconder nessa grande arrumação que fizemos: 'Aqui é muito bom, eu posso fazer e estou fora do alcance da lei'."

Na avaliação de Eliana Calmon, o Poder Judiciário padece de uma ideologia de dois séculos de falta de transparência no País, em referência os primeiros tribunais portugueses. "Nada se esconde mais, um dos braços e instrumentos da corrupção é exatamente esse fechamento. Você combate a corrupção com transparência", afirmou a Ministra Eliana Calmon.

Absurdamente os crimes no Brasil ganham uma tabela de preços (fiança), variando entre 1 e 100 salários mínimos (Mário Carabajal)

DETENTO CUSTA MAIS QUE ALUNO (por: escritor Imortal, Dr. Francisco de Paula Melo Aguiar - Ph.D.)

DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Dia Internacional Contra a Corrupção

Notícias sobre dia internacional contra a corrupção

ONU celebra Dia Internacional contra Corrupção

As Nações Unidas celebraram na sexta-feira, 9 de dezembro, o Dia Internacional contra a Corrupção

PGR critica tolerância com corrupção por ser crime sem violência

Artigos sobre o Dia Internacional contra a Corrupção

Dia contra a corrupção: Educação de gerações futuras - artigos

CORRUPÇÃO BRASILEIRA
A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL ACUSA OS PODERES DA REPÚBLICA: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, POR CRIME DE IMPROBIDADE PASSIVO/ATIVO CORPORATIVISTA CONTRA A NAÇÃO BRASILEIRA, SOBRETUDO PELA OMISSÃO E FALTA DE INICIATIVAS PONTUAIS AO FIM DA CORRUPÇÃO NO BRASIL, GERANDO EXEMPLOS DE MÁ CONDUTA, DESONESTIDADE, DESCREDIBILIDADE, MARGINALIDADE E CRIMINALIDADE. "... A JUSTIÇA DEIXA MUITO A DESEJAR..." (Manuela Cacilda). NÃO OBSTANTE E COMO PROVA CABAL DE IMPROBIDADE DOS TRÊS PODERES, PARA A VERGONHA DE TODA A NAÇÃO, O BRASIL SOB O DOMÍNIO JURÍDICO, ADMINISTRATIVO E LEGISLATIVO DE SOBERBOS 'BANDIDOS' (COM INEQUÍVOCAS E COMPROVADAS EXCESSÕES) LEGITIMADOS POR SEUS ATOS DE CORRUPÇÃO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA E IMPUNIÇÕES, NEGOCIATAS E INTERESSES, OCUPA, PARA DANO MORAL DE TODO BRASILEIRO, A COLOCAÇÃO DE 69ª NAÇÃO NO RANKING MUNDIAL DE CORRUPÇÃO NO MUNDO, EXIGINDO ASSIM, DA POPULAÇÃO BRASILEIRA A ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE DISCUSSÃO E MEDIDAS ENÉRGICAS DE COMBATE, ELIMINANDO, UM A UM, DOS QUADROS PÚBLICOS, AQUELES QUE, COMPROVADAMENTE, NÃO TEM HONESTIDADE, COMPETÊNCIA, MORAL E CORAGEM SUFICIENTES PARA OCUPAREM CARGOS DE ALTAS FUNÇÕES PÚBLICAS. A VIDA NO BRASIL E QUAISQUER POSSIBILIDADES DE PROGRESSO HUMANO, SOCIAL E DE PRINCÍPIOS, FUNDAMENTADOS NO BEM COMUM, SOB MÁXIMAS DE VERDADE E HONESTIDADE, ESTÃO SENDO INVIABILIZADAS FRENTE AO TAMANHO DESCASO E DESCOMPROMETIMENTO DOS PODERES INSTALADOS, SEM, APARENTEMENTE, QUAISQUER SINAIS DE MUDANÇAS, SALVO, UMA REVOLUÇÃO DO POVO BRASILEIRO. NÃO ARMADA. MAS, ISTO SIM, PELA EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA, POLITIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA VIDA PÚBLICA ATRAVÉS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. SEJA EM ACADEMIAS DE LETRAS, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIAS, CULTURA E FILANTROPIA, FUNDAÇÕES, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, SINDICATOS, GRUPOS VIRTUAIS, CONSELHOS CIENTÍFICOS PROFISSIONAIS, TRABALHADORES DA INDÚSTRIA, SERVIÇOS E COMÉRCIOS, JOVENS, ADULTOS E SOBRETUDO IDOSOS. ESTES ÚLTIMOS, COM MAIORES EXPERIÊNCIAS E SABEDORIA. A POLÍCIA FEDERAL E AS FORÇAS ARMADAS, CALADAS E CADA VEZ MAIS SUFOCADAS POR UMA PSEUDO-DEMOCRACIA, NEOCOMUNISTA CORPORATIVISTA, POUCO OU EM QUASE NADA PODEM AUXILIAR NO COMBATE AOS LADRÕES E MERCENÁRIOS DA PATRIA. DAÍ, A NECESSIDADE TAMBÉM DA ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA ACADEMIA MILITAR BRASILEIRA DE LETRAS ESTRATÉGICAS, REUNINDO MILITARES, DA ATIVA OU RESERVA, CRÍTICOS, COM VONTADE SOBRETUDO DE SOMAREM A JÁ INSTALADA, PREMENTE E URGENTE REVOLUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA. O STJ BRASILEIRO, CONTUDO, TEM REAGIDO, COMO RECENTEMENTE, 16/NOV/2011, DECIDINDO POR UNANIMIDADE PELO AFASTAMENTO DO CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DE RORAIMA, HENRIQUE MACHADO, COMO OCORRERA EM SETEMBRO/2011 COM O PRESIDENTE DO MESMO TRIBUNAL, MARCUS HOLLANDA. AMBOS, POR SUPEITA DE PRÁTICA DE PECULATO. AÇÃO PENAL, NA MESMA SESSÃO DO STJ, FOI ABERTA CONTRA HENRIQUE MACHADO. (MÁRIO CARABAJAL).

CONTINUE-SE OS 'DENUNCISMOS' COMO NOMINADOS PELOS LADRÕES DA PÁTRIA
A PRESIDÊNCIA DA ALB CUMPRIMENTA E PARABENIZA A REVISTA VEJA - POR SUA IMPRESCINDÍVEL PROMOTORIA NACIONAL DE DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NO BRASIL

- por fim, menos um Corrupto, Carlos Lupi, Presidente Nacional do PDT, mas ainda restam milhares!

Em 2010, o Brasil ocupa a 69ª posição no ranking mundial de Corrupção
A Corrupção no Brasil é superior a Porto Rico (33º), Coreia do Sul
(39º), Kuwait (54º) e Malásia (56º)

Escândalos envolvendo Recursos Públicos no Brasil, de 1970 aos dias atuais

Em profundidade: Corrupção no Brasil - VEJA

Imagens de CORRUPTOS do Brasil

MOVIMENTO PELO FIM DA CORRUPÇÃO
Poesia que reflete o espírito do MFC - AONDE VAIS? (autor: Imortal Adail Maduro Filho - ALB/RR )

MOVIMENTO CONTRA À CORRUPÇÃO ELEITORAL - MCCE
A presidência da Academia de Letras do Brasil apoia incondicionalmente o MCCE. Todos os Movimentos Municipais, Estaduais, Nacionais e Internacionais contra a corrupção. Todas suas variáveis e instâncias contam com espaço ilimitado na página principal do site de nossas organizações (Mário Carabajal,
Presidente), a exemplo da Lista dos corruptos e dos maus homens públicos, divulgado pelo Centro de Mídia Independente - www.midiaindependente.org.br Críticas à condução econômica do Brasil

Jornalista Merval Pereira - exemplo do uso consciente da liberdade de imprensa como instrumento político de mudanças.

Pobres homens irracionais! Fabricam armas potentes que cada vez matem mais - e votam em corruptos para gerenciar seus capitais. Não basta apontar os corruptos. É preciso não mais elegê-los. Estar é Efêmero e Passageiro. Ser é Eterno e Infinito. Do ontem e do hoje, dessa história medíocre de corrupção,
resta ao povo o amanhã, em mais uma eleição, para mudar os destinos da Nação (Mário Carabajal).

AONDE VAIS?
(PSICOPEDAGOGO ADAIL MADURO, ALB/RORAIMA)
A POESIA 'AONDE VAIS' DO PSICOPEDAGOGO E ESCRITOR IMORTAL ADAIL MADURO FILHO, CONTINUA ATUAL. UMA POESIA COMPROMETIDA COM O REAL DO BRASIL. CONSEGUE ALCANÇAR COM EXCELÊNCIA OS TRAÇOS E EXPECTATIVAS DA POESIA 'SOCIOEVOLUTIVA' COM FORTE APELO CRÍTICO SÓCIO-POLÍTICO, EM LINGUAGEM ÍMPAR, ENTRE A HERUDITA E A POPULAR, POSSIBILITANDO SER ENTENDIDA EM TODOS OS SEGMENTOS CONSTITUTIVOS DA SOCIEDADE. CONTRIBUINDO À ELEVAÇÃO VERTO-HORIZONTAL MÉDIA DA NAÇÃO, EM ASSERTIVA INDU-DEDUTIVA INTERSECCIONAL. VERTICAL, POR ATUAR EM EXTREMOS SOCIOECONOMICOS, SENDO LIDA DA MESMA FORMA PELO ALTO INDUSTRIAL COMO PELO BENEFICIÁRIO DE PLANOS SUBSISTENCIAIS, COMO PELA CRIANÇA, ADULTO, IDOSO, AUTODIDATA OU CIENTISTA. ESVAZIA-SE DO INÓCUO TELURISMO OU DOS EXCESSOS HUMANISTAS. AINDA, NÃO UTILIZA-SE DE METÁFORAS, FACILITANDO UMA COMPREENSÃO IMEDIATA. A CONFRONTAÇÃO DA REALIDADE DE TENDÊNCIAS SOCIAIS, PELA CONTUNDÊNCIA ELOQUENTE DE ASSERTIVAS EM COLOCAÇÕES CLARAS E OBJETIVAS DA REALIDADE, LEVA O LEITOR À EFETIVA REFLEXÃO SOBRE TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIAL DE IMPERIOSAS PRIORIDADES REDIRECIONATIVAS À ELEVAÇÃO POLITIZACIONAL DO PAÍS. BASE A UM REPOSICIONAR-SE COLETIVO, RESULTANDO EM MUDANÇAS E POSTURAS POR PARTE DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, PROVOCANDO A QUEDA DE BARREIRAS E LIMITAÇÕES, ALÉM DA INÉRCIA UNIFORME INSTALADA NO BRASIL, DANDO LUGAR A UMA CULTURA ATIVA E PARTICIPATIVA, CAPAZ DE INTERAGIR SOBRE O CONCRETO E REAL DE SEU TEMPO (Mário Carabajal).

CORRUPÇÃO - UM MAL SEM FIM

CARTA DE BRASÍLIA - A CARTA DE BRASÍLIA DA ALB, NÃO SE FEZ EM 20 DE AGOSTO. CONTUDO, MAIS DO QUE UMA CARTA, CUJO FIM ENCONTRA-SE EM MANIFESTAR O AGRAVO DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL AOS ATROPELOS DA JUSTIÇA BRASILEIRA, SOMADOS AO DESPROPÓSITO DA CORRUPÇÃO, BASE DA CRIMINALIDADE, MISÉRIE E FOME INSTALADOS NO BRASIL, FOI A INSTALAÇÃO DA ALB/SECCIONAL BRASÍLIA, PRESIDIDA PELA IMORTAL, DRA. VÃNIA DINIZ, CUJO PRONUNCIAMENTO, ELOQUÊNCIA E RESPONSABILIDADE,
APONTAM A UMA RÁPIDA ORGANIZAÇÃO DOS SEGMENTOS EDUCACIONAIS, ESTUDANTIS, UNIVERSITÁRIOS, JORNALÍSTICOS E EMPRESARIAIS, BASES ÀS NECESSÁRIAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-CONSCIENTIZACIONAIS À EVOLUÇÃO SÓCIO POLÍTICA BRASILEIRA.