ACADEMIA MUNDIAL DE DIREITO INTERNACIONAL

Foi antecipado para 08 de janeiro de 2009, com início às 9:OOh. a reunião de criação e votação da Diretoria Pró-tempore da Academia Mundial de Direito Internacional, ocorrendo na sala 508 da Universidad Autónoma de Asunción. A proposta de fundação foi unanimente aprovada e os termos fundamentais dos Estatutos aprovados. Elegendo-se como máxima da nova organização o slogam DIREITO EQUANIME INTERNACIONAL, presente a reunião: Prof. Dr. Ramón Sixto Mora, doutor em ciências jurídicas e palestrante internacional; Prof. Dr. Linneo Ynsfran Saldivar - Desembargador e ex-Diplomata do Paraguay no Uruguai e Bolívia. Presidio os trabalhos o Professor Doutor Mário Carabajal - Presidente da Academia de Letras do Brasil. Presentes a reunião os Mestres e doutorandos em Direito Internacional, Hettore Sias Telles da Silva, David Mello Martins da Cruz, Kássia Ferraz Martins Arraz, Margarida Maria Rodrigues Ferreira de Carvalho e Sueli Biagini. Ainda, os Mestres e Doutorando em Relações Internacionais Brenda do Socorro Abdul Massih e Antonio Carvalho Ferreira, todos, passando a integrar a Academia Mundial de Direito Internacional.

Axioma Institucional: DIREITO EQUANIME INTERNACIONAL INTEGRADO

Membros Imortais:

Antonio Carvalho Ferreira, Brenda do Socorro Abdul Massih, David Mello Martins da Cruz, Hettore Sias Telles da Silva, Kássia Ferraz Martins Arraz, Margarida Maria Rodrigues Ferreira de Carvalho, Sueli Biagini, Eudézio Cardoso Monteiro, Diogo Diniz Ferreira de Carvalho, Massilon Justino de Araújo, Antonio Marcelo Domingos e Prof. Dr. Mário Carabajal, Prof. Dr. Ramón Sixto Mora, Prof. Dr. Linneo Ynsfran Saldivar, Prof. Dra. Elodia Almirón Prujel, Prof. Dr. Alcides Corbeta, Prof. Dr. José Cretella Neto, Prof. Dr. Arnaldo Martinez Prieto, Prof. Dr. Samuel Merbach, Licencido José Manuel Reyes Tello, Prof. Samuel Merbach / Ms. Prof. Dr. Luis Lezcano Claude, Prof. Dr. Francisco Segura. Presente ainda à reunião, a escritora Manuela Cacilda Carabajal Lopes - Ph.I. (82 anos).

Membros do Conselho Superior:

Prof. Dr. Ramón Sixto Mora

Prof. Dr. Linneo Ynsfran Saldivar

Prof. Dra. Elodia Almirón Prujel

Prof. Dr. Alcides Corbeta

Prof. Dr. José Cretella Neto

Prof. Dr. Arnaldo Martinez Prieto

Licenciado José Manuel Reyes Tello

Professor Samuel Merbach - Ms.

Prof. Dr. Luis Lezcano Claude

Prof. Dr. Francisco Segura

Prof. Dr. Mário Carabajal

 

Bases Estatutárias:
Elementarmente, cada diretoria contará com gestão de um ano nos primeros dez anos da organização, passando para dois anos nos anos seguintes. Nos primeiros dez anos, a Presidência da Organização competirá somente aos Membros da Área de Direito Internacionais, podendo os Membros da Área de Relações Internacionais ocuparem cargos de diretoria. Nos primeiros dois anos, a Presidência demais cargos de Direção, Pró-tempore, serão exercidos integradamente por todos os Membros, somando aos interesses intrínsicos da organização. Somente Membros Fundadores Vitalícios poderão exercer o cargo de Presidente da Academia Mundial de Direito Internacional. Um Membros Vitalícios, não fundador (mais antigo), conquistará a prerrogativa de concorrer a presidência da organização, diante ao falecimento de um dos Membros Fundadores. Os Presidentes serão eleitos pelo voto dos Membros Fundadores Vitalícios, com ampla liberdade para indicar os demais Presidentes Continentais: Presidente do Conselho de Relações Internacionais (composto pelos Presidentes Continentais); Presidente do Conselho Diplomático Internacional (composto pelos Presidentes Continentais); Presidente do Conselho Intercontinental de Direitos Humanos e Privado; Presidente para o Continente Africano; Presidente para o Continente Europeu; Presidente para o Continente Asiático e Oceania; Presidente para o Continente Americano; Os demais fins estatutários constarão regimentarmente em aprofundamentos dos Objetivos Gerais da Organização. Poderão os Membros Fundadores Vitalícios acumularem mais de um cargo em escala vertical e mesmo horizontal, exceto o Presidente Intercontinental e Membros da Diretoria, Vice-Presidente Intercontinental, Secretário Geral Intercontinental e Diretor Geral Intercontinental. Poderão escritores e cientistas (Mestres, Doutores e Livres Docentes) de outras áreas pertencerem aos quadros das Academia Mundial de Direito Internacional na qualidade de Consultores Especializados, compondo a Comissão Internacional Consultiva, atendendo a necessidades de pareceres técnico especializados dos diversos segmentos científicos solicitados pela Presidência Intercontinental ou Presidências de Conselhos Intercontinentais, após deliberação conjunta dos Membros.

No dia 22 de janeiro de 2009, às 18:30 horas, na cidade de Asunción, Paraguay, na sala de Reuniões do Hotel Excelsior, à avenida Chile com Manduvira, reuniram-se os Membros para deliberarem sobre a organização das diretorias e demais cargos da entidade, bem como, votar a primeira diretoria da Academia Mundial de Direito Internacional, ficando assim constituida:


Hettore Sias Telles da Silva

Presidente Intercontinental

David Mello Martins da Cruz

Vice-Presidente

Eudézio Cardoso Monteiro

Secretário Geral

Diogo Diniz Ferreira de Carvalho

Diretor Geral


Brenda do Socorro Abdul Massih

Analista Internacional

Antonio Carvalho

Analista Internacional

Kássia Ferraz Martins Arraz

Presidente para o Continente Europeu


Sueli Biagini

Presidente para os Continentes: Africano Asiático e Oceania


Margarida Maria Rodrigues Ferreira de Carvalho

Presidente para o Continente Americano


Prof. Dr. Linneo Ynsfran Saldivar

Membro do Conselho Superior

Prof. Dr. Alcides Corbeta

Membro do Conselho Superior


Prof. Dra.
Elodia Almirón Prujel

Membro do Conselho Superior


Prof. Dr. Arnaldo Martinez Prieto


Membro do Conselho Superior


Prof. Dr. José Cretella Neto

Membro do Conselho Superior

Prof. Dr. Francisco Segura

Membro do Conselho Superior


Prof. Ms.
Samuel Merbach

Membro do Conselho Superior

Prof. Dr. Ramón Sixto Mora

Membro do Conselho Superior

Prof. Dr. Mário Carabajal

Membro do Conselho Superior

Licenciado
José Manuel Reyes Tello

Conselho Superior

 


Prof. Dr. Luis Lezcano Claude

Conselho Superior

Massilon Justino de Araújo

Consultor Engenheiro
Membro da Comissão Consultiva Especializada


Antonio Marcelo Domingos
(Angolano)

Consultor e Secretário Geral para o Continente Africano

 

 

Objetivos Gerais