ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

TUDO TEM LIMITE!

CLARA MACIEL - Membro Fundadora Vitalícia e Ex.Presidente da ALB/Bahia

A Educação, a Cultura e a Arte em suas mais variadas formas e linguagens (popular ou não), estão sendo tratadas sem a devida importância. A cultura sempre foi e ainda está sendo feita de dentro para dentro. Vários projetos que foram desenvolvidos e estão aparecendo agora, como o projeto LIVRO LIVRE não é novidade alguma. Eu mesma fui membro integrante no citado projeto colocado em prática desde 2006,08 com a participação de muita gente inclusive o pessoal de duas Fundações conhecidas. Usávamos as praças e jardins para oferecer livros aos transeuntes e frequentadores dos espaços públicos.

O Movimento Cultural Clarear, fundado em 2006, em minha residencia em Mussurunga e depois sugerido por Acadêmicos para ser desenvolvido, ampliado e executado dentro do Campo Grande com venda e doações de livros foi o movimento que mais atuou e atua na Cultura Popular na cidade Salvador.

O Projeto Alimente o seu conhecimento. Leia Mais., com encontros em praças, Bibliotecas (Estantes, Caixotes, Geladeiras e outros), em bairros mais carentes continua oferecendo livros ao povo. A Baiana dos Livros (caracterizada e com o Tabuleiro cheio de Livros), foi criado pelo grupo do MCC. Depois Renata Rimet, sugeriu que mudássemos o nome para: Acarajé Literário.

O projeto Escritores na Praça foi criado Também pelos membros do MCC e pelo primeiro escritor mirim mais jovem da Bahia e o segundo do Brasil, o garoto de seis anos de idade Gabriel Francisco Maciel em 2008.

A Bahia e o Mundo conhecem tais projetos.

Um projeto que está "engavetado" (foi entregue a Srª. Ex-Prefeita em evento no CCC), o Projeto LIVRO ABERTO, MENTE LIVRE. que aproxima os estudantes da rede Publica de ensino dos livros e seus escritores baianos deve ser mais um dos projetos que será modificado e dado outro nome para que eu não seja conhecida como a criadora.

Há um grupo de escritores baianos que são mestres em cultura em Salvador, contudo, a Secretaria de Cultura do Estado e do Município não valorizam e preferem contratar, convidar pessoas que copiam projetos e ideias. Isso é revoltante!

A ideia do MADE IN NORDESTE (juntar a cultura e a arte dos Municípios numa grande Feira em Salvador), é absolutamente necessária para trazer à capital os maravilhosos criadores de arte e cultura dos municípios.  

Eu, Clara Maciel, visito alguns municípios e trago seus artistas para exposições/feiras em Salvador sem ajuda nenhuma de Secretarias. Ajudo a editar e publicar livros. Crio eventos importantes que são sucessos em Bibliotecas publicas de graça e ainda colaboro com gastos e nem meu nome aparece. Tudo bem, mas é revoltante só uma minoria ter acesso a projetos criados por nós do MCC que somos a favor do artista popular que sustenta a cultura em Salvador. Escritores, cordelistas, poetas, artista/artes visuais e artesanato, músicos, trovadores e repentistas...

Chega de tanto descaso. Tanta falta de oportunidade e tanta hipocrisia no meio cultural. Chega de Cultura de DENTRO PRA DENTRO que só beneficia alguns já idolatrados. 


Em Segunda-feira, 14 de Novembro de 2016 11:03, Clara Maciel <ecsmaciel@yahoo.com.br> escreveu:


Xavier Marques nasceu em 03 de dezembro de 1861, vindo a falecer em 30 de outubro de 1942. Francisco Xavier Ferreira Marques,  jornalistapolítico,romancistapoeta e ensaísta brasileiro também foi membro-fundador da Academia Baiana de Letras. Foi eleito em 24 de julho de 1919 para a cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras. Entretanto, até hoje (14-11-16), não foi respondido os e-mails enviados há mais de um mês ao Sr. Presidente da Câmara de Vereadores, solicitando agendamento no Centro de Cultura da Câmara (criado para finalidades culturais), para homenagear o tão importante Literata acima mencionado.  A maioria das Instituições que deveriam ter catalogados os nomes de seus exemplos, magníficos escritores e artistas de modo geral que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento Literário na Bahia e no Brasil, infelizmente, pouco se importam com o passado ou comemoram um ou outro que já é mundialmente homenageado e esquecem os que fizeram história e foram ótimos exemplos bem antes dos tão paparicados e de pouco conhecimento como os de hoje. Em sua maioria estão preocupados com o apoiar coisas supérfluas, descartáveis.



Eu, Clara Maciel, poetisa, cordelista, escritora romancista mesmo com restrição, redução, na capacidade do fixar e escrever (Dislexia e graves crises de Labirintite/esquecimento), eu e dezenas de amigos escritores, poetas, cordelistas, radialistas, jornalistas, artistas plásticos, atores, músicos desde sempre lutamos juntos com esforços próprios para movimentar a Cultura em Salvador, outros Estados, Região Metropolitana e Municípios e já estamos cansados de tanto DESCASO. Tanto investimento em shows nada culturais. Em Feiras Literárias de cartas marcadas e ganhos para quem nunca visou o coletivo, os da cadeia produtiva de Salvador - Os Escritores, os Músicos, os  Artistas Plásticos (artes visuais), os cordelistas de rua, os poetas de rua, os repentistas que ganham a vida nos ônibus por toral falta de apoio dos que estão no poder e no fim dos mandatos dizem que sobrou verba da Cultura porque não houve projeto dentro das normas para contemplação em editais. Mentira! Tudo carta marcada. Quem é contratado dizendo saber administrar a Cultura em Salvador não entende é nada. Cadê a Transparência? Cadê o investimento em quem é POPULAR e carrega a Cultura nas costas? Honram os mortos (da elite), esquecem Xavier Marques e outros da época (inclusive os Literatas Negros, os artistas Negros, as Mulheres artistas Negras), esquecem mais ainda dos que estão vivos. 

A finalidade é manter o povo submisso sem conhecimento para ser melhor manipulado. Povo sem Cultura é povo que tem medo. Povo sem Educação desconhece seus Direitos e Deveres. É presa fácil para eternos aproveitadores, oportunistas. 

TUDO TEM LIMITE, MINHA GENTE!.

Obrigada.
Clara Maciel

Celso Xavier Marques
Neto do referido acadêmico
Contato: 999888953
Associação Amigos de Xavier Marques
986664784 / 987361290 Whatsapp