I CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DA RMC E CONVIDADAS
15NOV11 – AUDITÓRIO/MUNICÍPIO DE ENGENHEIRO COELHO, SP.
Abertura: 8h. Café.  Encerramento: 18h. Coquetel.



PALESTRA
ALB – ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL
INSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE CULTURA DA ORDEM DE PLATÃO POLITICAMENTE ATIVA


PALESTRANTE
MÁRIO CARABAJAL*
Presidente/ALB

(previsão: 10h e 45' às 11h e 15' - ocorreu entre 14h e 14h e 45')

SENHORAS E SENHORES, BOA TARDE!


NAS PESSOAS DOS EXCELENTÍSSIMOS ESCRITORES, IMORTAIS, DR. CAMILO MARTINS – NOSSO ANFITRIÃO - PRESIDENTE DA ALB/RMC, TAMBÉM PRESIDENTE DA ACADEMIA NOGUEIRENSE DE LETRAS, IDEALIZADOR E ORGANIZADOR DESTE PROFÍCUO ENCONTRO, E DR. CARLOS NAJAR, MEMBRO DA HISTÓRICA E TRADICIONAL ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ‘DE MACHADO DE ASSIS E JOSUÉ MONTELLO’, CUMPRIMENTO OS NOBRES PRESIDENTES, DIRETORES E ESCRITORES MEMBROS DAS ACADEMIAS PRESENTES A ESTE MEMORÁVEL 15 DE NOVEMBRO DE 2011, ANIVERSÁRIO DE PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA  E, A PARTIR DESTA DATA, TAMBÉM DO ‘I CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DA RMC’ VIABILIZADO PELA SENSIBILIDADE, VISÃO UNIVÉRSICA E AÇÕES CONCRETAS DA  UNASP – UNIVERSIDADE ADVENTISTA DE SÃO PAULO, COM CAMPUS NO MUNICÍPIO DE ENGENHEIRO COELHO, NAS PESSOAS DE SEUS DIRETORES E DEMAIS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS.  REPRESENTANTES DA IMPRENSA E INSTITUIÇÕES CULTURAIS, RELIGIOSAS E CIENTÍFICAS, NO BOM DIA E CORDIAIS SAUDAÇÕES.


CONGRESSISTAS


EM UMA PERSPECTIVA INDO-DEDUTIVA INTERSECCIONAL, APROVEITEMOS AQUILO QUE DE BOM PODE-SE ABSORVER DO  PRAGMATISMO SOFISTA, DAS ASSERTIVAS POSITIVISTAS E MESMO DA IRREALIDADE NOS EXCESSOS DO HUMANISMO. EXCETUANDO-SE SOBRETUDO A OMISSÃO SOFISTA FRENTE A OPRESSÃO DO ESTADO ÀS MASSAS POPULACIONAIS. ELIMINANDO-SE AINDA, A DISSIMULAÇÃO HUMANISTA, FRENTE AO CONCRETO.

COM BASES NO REALISMO, CONTUDO SOB A INDISPENSÁVEL DIALÉTICA, BUSQUEMOS O EVOLUIR PELA UNIVERSALIZAÇÃO DO SABER, INDISCRINADAMENTE, COMO BASE DAS ASSERTIVAS DE PLATÃO. ANTES DE UTÓPICO, COMO ERRONEAMENTE REMETEM ALGUMAS CORRENTES, PLATÃO DEIXOU-NOS A ESTATIZAÇÃO DA ESCOLA, PROPORCIONANDO A DIFUSÃO INDISCRIMINADA DOS SABERES. O QUE JÁ SE OBSERVAVA EM ESPARTA. SOMANDO-SE, APROXIMADOS 300 ANOS DEPOIS, AOS PRINCÍPIOS CRISTÃOS DE AMOR E COMUNHÃO ENTRE TODOS OS HOMENS.


A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, ENQUANTO INSTITUIÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL DE CULTURA, ATRAVÉS DOS ESCRITORES MEMBROS, FOMENTA A GERAÇÃO DO PENSAMENTO CRIATIVO, EM BUSCA DA IDENTIFICAÇÃO E FOMENTO DE CULTURAS PROFÍCUAS, ATIVAS POLITICAMENTE, QUE INSPIREM A GERAÇÃO DE PROGRESSO SÓCIO-POLÍTICO, HUMANO E CIVILIZADOR.


A ALB CONTA COM ALGUNS TRAÇOS ‘GENOCULTURAIS’ ÍMPARES, ENQUANTO ENTIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL DE CULTURA, JUSTIFICANDO SUA CRIAÇÃO EM 01JAN01 – ENTRE OUTROS, É ABERTA A TODO ESCRITOR BRASILEIRO, INDEPENDENTEMENTE DO ESTADO ONDE RESIDA... OU MESMO ENCONTRANDO-SE O ESCRITOR BRASILEIRO NOS ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, SUÉCIA, PORTUGAL, ESPANHA, PARAGUAY, CHILE, VENEZUELA, COLÔMBIA, OU CONTINENTE AFRICANO, ONDE EM 2011, CONTAMOS TAMBÉM COM REPRESENTAÇÕES... EM TENRO INÍCIO, MAS QUE NOS FAZEM OTIMISTAS, A EXEMPLO DAS SECCIONAIS A SEREM INSTALADAS NA SUÍÇA E ITÁLIA NOS PRÓXIMOS MESES. NA SUÍÇA, SOB A PRESIDÊNCIA DO ESCRITOR CARLOS VENTTURA, EM EVENTO CONJUNTO COM A INAUGURAÇÃO DA LIVRARIA VARAL DO BRASIL, EM 01DEZ11. PRIMEIRA LIVRARIA BRASILEIRA NAQUELE PAÍS, ABRINDO-SE MAIS UMA JANELA NA EUROPA, A TODO ESCRITOR BRASILEIRO. EM 01DEZ11, NA SOLENIDADE DA ALB/SUÍÇA, DAR-SE-Á POSSE TAMBÉM À PRESIDÊNCIA DA ALB/INTERNACIONAL ITÁLIA, NA PESSOA DA ESCRITORA MARIANA BRASIL. OPORTUNIZANDO, AO ESCRITOR BRASILEIRO,  CONTAR COM UMA EDITORA NA ITÁLIA, SOB A ADMINISTRAÇÃO PRIVADA DA EXECUTIVA E ESCRITORA, IMORTAL MARIANA BRASIL.   


O AXIÔMA DE ‘ENTIDADE DE CULTURA POLITICAMENTE ATIVA’ DEFENDIDO E DIFUNDIDO POR NOSSAS ORGANIZAÇÕES, SE DEVE A REALIDADE E DIFICULDADES POR QUE PASSA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. COMPROMETENDO-NOS ASSIM, EM SOMAR ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS, NO ÂMBITO DA CULTURA LITERÁRIA.


O BRASIL, SE ENCONTRA ENTRE AS NAÇÕES MAIS CORRUPTAS DO MUNDO. SEGUNDO A EQUIPE TÉCNICA DO DEPARTAMENTO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA (GERENCIADO POR RENATO CORONA FERDANDES) DA FIESP (AGO, 2011), PRESIDIDA POR PAULO SKAF, RESPONSÁVEL PELAS PROJEÇÕES DO ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO 2010, A CORRUPÇÃO BRASILEIRA ATINGIRA 1,35 DO PIB, O QUE EQUIVALE A UMA VARIAÇÃO ENTRE 67 E 82 BILHÕES DE REAIS, DESVIADOS SOB O EMBLEMÁTICO RÓTULO DE ‘CORRUPÇÃO’. LEMBRE-SE, QUE AS ESTIMATIVAS DE SUPERÁVIT BRASILEIRO PARA 2011 SÃO DE 91 BILHÕES DE REAIS.
PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO, EM 2007, EM PROJEÇÕES DA FIESP (2006), OS DESVIOS POR CORRUPÇÃO SOMARIA 17 BILHÕES DE REAIS. ENQUANTO A SOMA DO ORÇAMENTO DE QUATRO MINISTÉRIOS, DENTRE OS QUAIS O DA CULTURA, ACUSAVA PROJEÇÕES TÍMIDAS, DE 14,5 BILHÕES.  2,5 BILHÕES A MENOS QUE OS DESVIADOS. IMAGINE-SE A ESTIMATIVA ATUAL, ENTRE 67 E 92 BILHÕES, DEIXANDO DE SER APLICADO EM REDES DE ACESSO A ÁGUA, SANEAMENTO BÁSICO, EDUCAÇÃO E MORADIAS. PARALELAMENTE, NOSSA DÍVIDA EXTERNA CRESCE GEOMÉTRICAMENTE, EM 16 ANOS SOMADOS OS GOVERNOS FHC E LULA, ‘EXCETUANDO-SE OS APROXIMADOS 15 BILHÕES DE DÓLARES PAGOS AO FMI, QUE DESLOCOU-SE DA DÍVIDA EXTERNA PARA A DÍVIDA INTERNA BRASILEIRA’  A DÍVIDA EXTERNA SUBIU, NOS DOIS GOVERNOS, SOMADOS, EM TORNO DE 40 BILHÕES DE DÓLARES. ENQUANTO, NO ATUAL GOVERNO, EM APENAS SETE MESES, SUBIU, APROXIMADAMENTE 30 BILHÕES DE DÓLARES, DEVENDO FECHAR 2011 ACIMA DE 200 BILHÕES DE DÓLARES.

OS OBJETIVOS MÁXIMOS DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL ENCONTRAM NOS TÍTULOS E DIPLOMAS DE SEUS MEMBROS, ANTES DE SOLENIDADES E GLÓRIAS COMO OBJETIVOS, A UNIÃO DA CLASSE LITERÁRIA DO BRASIL E AMÉRICA DO SUL, COM EXTENSÕES INTERCONTINENTAIS. BUSCA A COESÃO DINÂMICA E COMPROMETIDA DOS ESCRITORES A PARTIR DA UNIÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL, SOMANDO-SE AOS ANSEIOS E CLAMORES DA SOFRIDA E HUMILHADA POPULAÇÃO BRASILEIRA, ENTIDADES COMPROMETIDAS DE IMPRENSA, A EXEMPLO DA REVISTA VEJA, À MAGISTRADOS CORAJOSOS COMO O JUIZ FEDERAL SANCTIS, A UBE, UBI, OAB, POLÍCIA FEDERAL, ORDEM DOS CAVALEIROS DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, ACADEMIA LITERÁRIA GAÚCHA, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO, INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS, CLUBE BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA, CASA DO POETA BRASILEIRO, CASA DO POETA LATINO AMERICANO, ACADEMIA BRASILEIRA MAÇÔNICA DE LETRAS, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, ACADEMIA SUL-AMERICANA DE LETRAS, FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL, ONDE O ESCRITOR IMORTAL TOBIAS PINHEIRO FOI PRESIDENTE, E TANTAS OUTRAS INSTITUIÇÕES ‘ver lista no site da ALB’ IMPOSSÍVEL DE SER AQUI NOMINADAS, OU ESFORÇOS COMO O MCCE – MOVIMENTO CONTRA A IMPUNIDADE ELEITORAL NO BRASIL OU MSIa – MOVIMENTO SOLIDARIEDADE IBEROAMERICANO E EXTENSÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS, COM FIM A URGENTE PROMOÇÃO DE REDIMENSIONAMENTO E MESMO REDIRECIONAMENTO DO CURSO HISTÓRICO DE CORRUPÇÃO, IRRESPONSABILIDADES COM O ERÁRIO PÚBLICO E TODA ORDEM DE INJUSTIÇA SOCIAL VIVIDA NA AMÉRICA DO SUL E MESMO NO MUNDO. COM RETROCESSOS À ORDEM DEMOCRÁTICA DE PREOCUPANTES PROJEÇÕES, COMO O QUE VEM SOFRENDO A IMPRENSA ARGENTINA E VENEZUELANA, OU EXTREMA MISÉRIA COM QUE VIVEM 15 MILHÕES DE BRASILEIROS, PARTES DO UM BILHÃO DE FAMINTOS EXISTENTES NO MUNDO. ONDE, 25 MIL, CORRESPONDENTES A POPULAÇÃO DA ARGENTINA OU URUGUAI E PARAGUAY, SOMADOS E MULTIPLICADOS POR DOIS, MORREM A CADA 24 HORAS.


A HISTÓRIA CIVILIZATÓRIA HUMANA NÃO TEM FIM E TODOS NÓS SOMOS MEIO. NÃO PODE A CLASSE LITERÁRIA SE FAZER COADJUVANTE SOB PRESSUPOSTOS TELÚRICOS DE INCIDÊNCIA HISTÓRICA. MAS, COMO JÁ O FEZ ANTES, EM 1945, EM PLENO REGIME DITATORIAL, ONDE 500 ESCRITORES BRASILEIROS, UNIDOS EM TORNO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES, SUCESSORA DA SOCIEDADE DOS ESCRITORES BRASILEIROS, FUNDADA EM 1942 EM SÃO PAULO, FORAM OS PRIMEIROS NO BRASIL A LEVANTAR A VOZ CONTRA O REGIME DE EXCEÇÃO, EXIGINDO DO GOVERNO DITATORIAL, O DIREITO FUNDAMENTAL DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO. SÃO OS ESCRITORES QUE ASSINAM, EM TODOS OS MOMENTOS DIFÍCEIS DA HISTÓRIA MUNDIAL, O DOCUMENTO NORTEADOR DE NOVAS PERSPECTIVAS, DE LUZ À CONSTRUÇÃO ORGANIZACIONAL E ESTRUTURAL CIVILIZADORA HUMANA. EXEMPLO MAIOR, SEMPRE ATUAL EM PLATÃO, COMO AS BASES JUSNATURALISTAS DO DIREITO NATURAL, EVOLUINDO AO POSITIVISMO E REVOLUÇÕES INGLESA, SEGUIDA DA FRANCESA, REFLETINDO-SE NO MUNDO, ATÉ OS ANOS 2000. 


O BRASIL NECESSITA DE GRANDES REFORMAS, DESDE O SISTEMA JUDICIÁRIO AO ELEITORAL. A AGRICULTURA PERDE PRÓXIMO À METADE DAS SAFRAS PELA FALTA DE INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA E DA PRECARIEDADE DA MALHA RODOVIÁRIA. AS INDÚSTRIAS DO FUMO E DO ÁLCOOL GERAM MILHARES DE VÍTIMAS, OCUPANDO 80% OS LEITOS HOSPITALARES, BASE ESTA, FORMADORA DO DÉFICIT NA SAÚDE, SEM SEREM CONTUDO RESPONSABILIZADAS JURÍDICA E ECONOMICAMENTE.


NOSSAS ESCOLAS NECESSITAM TRANSFORMAREM-SE EM UNIDADES ESCOLARES EXECUTIVAS, ONDE CADA ESTABELECIMENTO SE TRANSFORME EM UM PÓLO EXECUTIVO DE DESENVOLVIMENTO NO MEIO EM QUE ATUA. CONTANDO COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA E CONCRETA DOS PROFESSORES E DO CONHECIMENTO, EM UMA EDUCAÇÃO ATIVA, DE EFETIVA ATUAÇÃO, SOB A EXPECTATIVA DE UMA PEDAGOGIA EXECUTIVA, SISTEMATIZANDO E OPERACIONALIZANDO O PROGRESSO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DAS REALIDADES. APONTANDO PRIORIDADES A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS. IMAGINE-SE! UMA ESCOLA EXECUTIVA, APLICANDO NO REAL AS TEORIAS E CONHECIMENTOS ACUMULADOS AO LONGO DA HISTÓRIA HUMANA CIVILIZATÓRIA. PROFESSORES COM FERRAMENTAS REAIS DE POSSIBILIDADES TRANSFORMADORAS. AS UNIVERSIDADES, POR SUA VEZ, NECESSITAM DE MAIOR AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NA EXECUÇÃO DOS PROJETOS QUE RESULTAM DE TESES DE MESTRADO, DOUTORADO, PÓS-DOUTORADO E LIVRE DOCÊNCIA. A JUSTIÇA, SE DESCENTRALIZADO O PODER, PODERÁ CONTAR COM VERDADEIROS FÓRUNS DE ANÁLISE E PARECERES SOBRE PROCESSOS, APROVEITANDO-SE O REAL DOS PROCESSOS ‘PARADOS’, PARA DEBATES PELOS ALUNOS EM SALA DE AULA, ORIENTADOS POR PROFESSORES, COM MESTRADO E DOUTORADO. MAS, AO CONTRÁRIO, TODO O CONHECIMENTO É CONDICIONADO A UMA REALIDADE TELÚRICA. NOSSOS JUÍZES, COM AS MODERNAS TECNOLOGIAS, PODEM PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE DAS INSTÂNCIAS SUPERIORES DA JUSTIÇA, ABRINDO-SE OS TRIBUNAIS SUPERIORES A UM MAIOR NÚMERO DE PENSADORES DA ÁREA JURÍDICA. 


SÃO MILHARES DE PONTOS, TODOS COMPLEXOS, QUE NECESSITAM SER PENSADOS, REDIMENSIONADOS E REDIRECIONADOS EM BUSCA DE EVOLUIRMOS ENQUANTO SISTEMA DE GOVERNO.  UM SISTEMA DE GOVERNO CIENTÍFICO, TRANSFORMANDO AS ESCOLAS, ACADEMIAS, CONSELHOS PROFISSIONAIS E UNIVERSIDADES EM EXTENSÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS À ACERTADA TOMADAS DE DECISÕES.


SENHORES CONGRESSISTAS E NOBRE ESCRITOR IMORTAL, DR. CARLOS NAJAR, REPRESENTANTE DA CASA MÁXIMA DAS LETRAS EM NOSSO PAÍS. SEI ENCONTRAR-ME FRENTE A UMA PLATÉIA SELETA, DE PROFUNDAS REFLEXÕES E CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO CRÍTICO E PRODUÇÃO DE IDEAIS. RAZÃO PELA QUAL SINTO-ME À VONTADE, CONSCIENTE QUE NOSSOS ANSEIOS E ENSAIOS, EM CONTRIBUIR A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL E MUNDO MELHOR, ENCONTRARÃO, MINIMAMENTE, RESPEITO NOS NOBRES IMORTAIS. ESPERANÇOSOS QUE DE SUAS PROFUNDAS REFLEXÕES, PERMITAM-NOS AVANÇAR, NA ESPERANÇA DE “UNIDOS EM IDEAIS E JUNTOS EM AÇÕES” (LOPES, MANUELA C. C.; 2011), CONSIGAMOS, EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, SOMARMOS A EVOLUÇÃO SISTÊMICA-PÚBLICA E ADMINISTRATIVA COMO ANSIADO, À MUITO POR PLATÃO. OS SONHOS, ANTES DE SEREM ABSTRATOS, SÃO ISTO SIM, AQUILO QUE DE MAIS CONCRETO OS HOMENS POSSUEM. VEJA-SE A LÂMPADA DE THOMAS ÉDISON, OU MESMO, A PRÓPRIA ACADEMIA DE PLATÃO, OU EM CRISTO, O ROMPIMENTO COM O POLITEÍSMO E REDIRECIONAMENTO RELIGIOSO.

ASSIM TAMBÉM OS SONHOS DE VERMOS A CORRUÇÃO TRATADA COM MAIS SERIEDADE PELAS AUTORIDADES BRASILEIRAS, TAMBÉM HAVERÁ DE MATERIALIZAR-SE, SOBRETUDO POR JÁ EXISTIR NO CONGRESSO BRASILEIRO, UM PROJETO DE LEI, DO SENADOR CRISTÓVAM BUARQUE, ENQUADRANDO-A COMO 'CRIME HEDIONDO'. PARA O QUAL, SOLICITAMOS A TODA ACADEMIA NO PAÍS E MESMO AS EXTENSÕES DA ALB/INTERNACIONAL, ENCAMINHAREM MANIFESTOS À PRESIDÊNCIA DO SENADO, COM CÓPIA PARA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E GABINETE DO SENADOR CRISTÓVAM BUARQUE, EM APOIO A SUA APROVAÇÃO. MAS É NECESSÁRIO DE FATO QUE AS PALAVRAS NÃO SEJAM LEVADAS COM O VENTO, MAS EFETIVAMENTE TRANSCRITAS AO PAPEL, DE NORTE A SUL DO BRASIL E EXTENSÕES INTERNACIONAIS E POSTERIORMENTE POSTADAS, COLOCANDO OS ESCRITORES E AS ACADEMIAS DE LETRAS, MAIS UMA VEZ, NA LINHA DE CONSECUÇÃO DAS ASSERTIVAS DE TRANSFORMAÇÕES A UM EVOLUIR CONCRETO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA ADMINISTRATIVA PÚBLICA BRASILEIRA.

EXCELENTÍSSIMOS IRMÃOS E IRMÃS, CIENTISTAS, PENSADORES, CONFRADES E CONFREIRAS LITERATOS, CONGRESSISTA E MEMBROS DA ALB NO BRASIL E EXTERIOR. A ALB É UMA ENTIDADE CULTURAL POLITICAMENTE ATIVA SOB O AXIOMA DA ORDEM DE PLATÃO, PARA O QUAL, A SOLUÇÃO DOS DESAFIOS SOCIAIS E DENTRE ELES A CORRUPÇÃO, ANTES DE SE ALIJAR CONVIDADOS, ISTO SIM, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE OS PENSADORES SE DETENHAM EM IMAGINAR MÁQUINAS POLITICAMENTE ADEQUADAS À NATURAL EVOLUÇÃO E CRESCIMENTO DA COMPLEXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA HUMANA. NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E GERAÇÃO DAS RIQUEZAS DEVEM SER CRIADAS E DIFUNDIDAS. BEM COMO, O REDIMENSIONAMENTO DOS MERCADOS FINANCEIROS E IDEOLÓGICOS, FOCANDO-SE NO BEM VIVER HUMANO E RELAÇÕES SOCIAIS, HARMONIZANDO-SE COM A NATUREZA E DEMAIS ESPÉCIES ANIMAIS. POR FIM, DECISÕES PÚBLICO-ADMINISTRATIVAS ASSERTIVAS, APOIADAS EM PRESSUPOSTOS CIENTÍFICOS, SEMPRE ABERTOS À INFERÊNCIAS EVOLUTIVAS. PLATÃO ORIENTA PARA QUE SE PROMOVAM CONSTANTES ATUALIZAÇÕES DA MÁQUINA ESTATAL, TÉCNICA E POLÍTICA. EIS O AXIOMA DA PRIMEIRA ACADEMIA DA ORDEM DE PLATÃO INCORPORADO PELA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL.

______________________

* ESCRITOR E PROFESSOR. CIENTISTA SOCIOEDUCACIONAL. MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DOUTOR EM CIÊNCIAS EDUCACIONAIS. PRESIDENTE DA ALB.

BIBLIOGRAFIA

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL (2001 - 2011). ARTIGOS. Pesquisa em 06/11/2011, disponível em: www.academialetrasbrasil.org.br

CARABAJAL LOPES, Mário R. (2009). PRINCIPAIS CAUSAS DA FOME NO MUNDO. Tese de Mestrado 'Relações Internacionais'. UAA, Py.

CARABAJAL LOPES, Mário R. (2010). DIVERGÊNCIAS DIAGNÓSTICO-TEMINOLÓGICAS EM PSICOPEDAGOGIA. Tese de Doutorado 'Ciências Educacionais'. UAA, Py.

FIESP (agosto, 2011). ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO 2010. Pesquisa em 03/11/2011, disponível em: http://www.fiesp.com.br/competitividade/downloads/indice%20de%20percep%C3%A7%C3%A3o%20da%20corrup%C3%A7%C3%A3o%20-%202011.pdf

FREIRE, Paulo (2008). PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (37ª. edição). Editora Ática, SP.

TELES, Fídias (2010). AS VERDADES CONTRA OS FRACASSOS DA VIDA. Ed. Alternativa. Porto Alegre, RS.