ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

CONCURSO LITERÁRIO BRASILEIRO

A PRESIDÊNCIA DA ALB INSTITUI EM 30 SETEMBRO DE 2011, EM HOMENAGEM AO ESCRITOR IMORTAL, MENDES DUTRA, AS BASES AO CONCURSO LITERÁRIO BRASILEIRO MEMORIAL MENDES DUTRA:
TÉRMINO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 23h e 59' do dia 21 de agosto de 2012
DIVULGAÇÃO DO TRABALHO VENCEDOR: 19 de setembro de 2012 (Rio de Janeiro)
PREMIAÇÃO: 15 de dezembro de 2012 (Ato 19 do Cerimonial da Solenidade de instalação da ALB/SP - Mendonça).

Extrato pessoal, familiar, cultural, profissional e científico:

Escritor Imortal, Dr. Mendes Dutra
- Ph.I. Filósofo Imortal. Membro *Presidente de Honra da Academia de Letras do Brasil para o Estado do Maranhão-MA *Mendes Dutra ... (31 de agosto de 1954 - 12 de setembro de 2010).*Poeta, escritor, musicista, compositor e produtor cultural. Nascimento: ANAJATUBA (MA) em 31 de agosto de 1948. Falecimento: 12 de setembro de 2010.

Filiação: Justo Mendes Dutra e Eugênia Machado Mendes
Esposa: Maria Cecília Cantanhede Dutra
Filhos: Paulo de Tarso Cantanhede Dutra e João Paulo Cantanhede Dutra.

Obras publicadas:
VERDE CANÇÃO (poesias) publicada em 1989
ROSAS DO CAMPO (poemas) publicada em 1998
DIVINO TINTO (poema)

Graduado em Letras e Pós-Graduado em Crítica Literária
Profissão: Professor Universitário
Local de Trabalho: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Faculdade São Francisco

REGULAMENTO

1. Abrem-se no dia 29 de setembro de 2011, um ano e 19 dias após a data de falecimento de MENDES DUTRA. Encerramento das inscrições de trabalhos para o presente concurso em 30 de maio de 2012.

PRORROGADO O PERÍODO DE INSCRIÇÕES
: o período de inscrições para o Concurso Literário Brasileiro Memorial Mendes Dutra foram adiadas até o próximo dia 21 de agosto/2012. Os resultados, impreterivelmente, serão divulgados em nosso site no dia 19 de setembro, por ocasião do Encontro de Presidentes de Entidades Culturais Nacionais do Brasil, no Rio de Janeiro, na sede da Confederação das Academias de Letras do Brasil.

2. Os três primeiros Memoriais classificados serão tornados públicos.

3. O autor do Memorial classificado em primeiro lugar conquistará, como prêmio, por força de suas pesquisas e escrita, uma Cadeira Vitalícia da Academia de Letras do Brasil, tendo como Patrono de sua Cadeira, o escritor Imortal MENDES DUTRA.

4. Ainda, exemplares impressos do trabalho vencedor, com apresentação pela Academia de Letras do Brasil, em capa dura na cor azul e título em letras na cor ouro, serão encaminhados às bibliotecas dos Municípios de nascimento e morte do Membro homenageado, bem como, um exemplar à Universidade da região de seu nascimento. Um quarto exemplar será oferecido à família do Imortal.

5. Não são exigidos números mínimo e máximo de caracteres ou laudas, como também, gênero literário.

6. Foco: Pensamento, Vida e Obra do escritor, Imortal Mendes Dutra.

7. O anúncio com o nome do vencedor do concurso se fará no dia 31 de agosto de 2012 (NOVO: 19 de setembro/2012), em homenagem ao ano - 1 de Vida e + 1 de Imortalidade do Escritor Brasileiro Mendes Dutra.

8. A Diplomação e Posse do vencedor se fará em Solenidade Oficial da ALB no mês de setembro de 2012. (NOVO: 15 de dezembro/2012)
- em São Paulo, por ocasião da Solenidade de Instalação da Seccional Municipal da ALB/SP - Mendonça. Local: CCP de Mendonça.
Início: 18:30 horas. Previsão de encerraento: 20:30 horas.

9. Versão digital do trabalho inscrito, em PDF, acompanhada de dados pessoais dos concorrentes (extrato '12 linhas' cultural, científico e profissional), devem ser encaminhadas para o e-mail: escritores.alb@gmail.com

10. Os Membros da ALB que inscrevam pesquisas sobre o escritor homenageado, não concorrem em classificações, recebendo a comenda Causas Imortais da ALB.

11. A comissão que julgará os trabalhos inscritos será composta por:

a) um representante indicado pela família do escritor homenageado;

b) cinco escritores Membros da Academia de Letras do Brasil.

A presidência da ALB roga aos presidentes Estaduais, Municipais, Membros e Integrantes de Comissões Especiais e Diretorias, divulgarem, no âmbito de seus paradígmas, as bases do CONCURSO LITERÁRIO BRASILEIRO MEMORIAL MENDES DUTRA.

Presidentes Regionais, Estaduais e Municipais são convidados a laçarem, no âmbito de suas representações, Concursos Literários Estaduais e Municipais, de proposta Memorial, em homenagem aos escritores Imortais, Membros da ALB em suas Regiões, falecidos. As bases supra, como modelo, devem ser mantidas. Socilitando-se contudo, que os trabalhos sejam encaminhados para e-mail das respectivas presidências.