ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

 

CRIANÇAS DE HOJE - SERES FUTUROS MARGINALIZADOS

JENUÁRIO BARBOSA*
 

Vivemos em tempos cruéis com nosso semelhante.

Onde a minoria vive em palacetes e se fartam do melhor, sem se preocuparem com aqueles que lutam pela sobrevivência no dia a dia.

Muitos destes, sem nenhum rancor, praticam o mais cruel dos crimes contra nossas crianças, por serem sabedores da miséria que assola as famílias mais humildes, que deixam seus filhos a mercê desta chamada sociedade, que com seu poder aquisitivo se aproveitam para marginalizá-los, induzindo-os às drogas e a prostituição.

Pasmem, mas muitos deles são políticos e autoridades que todos os dias aparecem em programas de rádio e televisão, debatendo sobre o assunto como se fossem defensores da integridade de nossas crianças.

Vergonhoso de se ver, prisões destas autoridades por estarem se valendo do poder, e serem pegos com jovens menores, em festas organizadas para a prática da prostituição infantil, uso de drogas e exposição à turistas  que acabam levando-as para o tráfico humano em outros países.

Na região norte, onde o estado de Roraima faz fronteiras com a Venezuela e Guiana Inglesa, além, do Estado do Amazonas, a prática deste crime infelizmente se faz presente. Pessoas se aproveitam da falta de estrutura familiar e dificuldades financeiras para induzirem jovens a vender seus corpos em prostíbulos, casas de show e através de programas e encontros divulgados em jornais com telefones para encontros.

As empresas de transportes de passageiros não se preocupam em fiscalizar o embarque de pessoas com crianças e adolescentes, em ônibus interestadual ou dentro do próprio Estado e dos Municípios, como também, aqueles que praticam o transporte alternativo, onde se tornou rotina para o vai e vem destes jovens a qualquer lugar.

Sabemos que o Estatuto da Criança e do Adolescente faculta aos jovens a partir dos treze anos de idade, a viajarem sozinhos dentro do território brasileiro, mas com autorização dos pais ou responsável legal.

Cabe às empresas e órgãos competentes fiscalizarem com rigor, para que os agenciadores de menores - pessoas inescrupulosas que vivem ganhando dinheiro criminosamente - sejam banidos e denunciados, para que possam pagar pelos crimes cometidos.

Aos empresários de casa de show, boates e eventos que aceitam a presença de menores, principalmente usando-as para chamar a atenção, devem ser autuados e terem cassados seus direitos de funcionamento, além de passarem a responder criminalmente por estas práticas.

Infelizmente grande maioria desses menores, são transportados em caronas com caminhoneiros, que: - por falta de fiscalização nas fronteiras, passam despercebidos pelas autoridades, ou apresentando documentos falsos de maior idade ou de parentesco. Muitos caminhoneiros agenciam a prostituição de menores, levando meninas para as capitais e outros países. Também, para boates do interior, empresários, políticos e autoridades.

Professores, jornalistas, escritores, membros das academias de letras e profissionais de imprensa, além dos demais segmentos profissionais, não devem jamais se deixar calar  diante de tal perversidade, tampouco aceitar a degradação do ser humano - usado como objeto e vendido a poderosos, que ceifam a vida dessas crianças – muitas, sem jamais voltar ao seio familiar, sendo mortas, ou viciadas em drogas e na “vida fácil” da prostituição.

Adiante, de mãos dadas e fortalecendo-se na vontade de mudar para um mundo melhor... DENUNCIEMOS OS ABUSOS CONTRA A INTEGRIDADE FÍSICA, MORAL E INTELECTUAL DAS NOSSAS CRIANÇAS.

*Membro da Academia de Letras do Brasil. Presidente pró-tempore da Academia Roraimense Maçônica de Letras. Professor, radialista, poeta e escritor.