ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Discurso de Posse– ALB/RS-Porto Alegre/Memorial RS–10 de agosto de 2010

Escritor Imortal : Antônio César Celente (cadeira 004/RS)


Exm. º Sr. presidente da Academia de Letras do Brasil – ALB Dr. Mário Carabajal, Ilustre Presidente Sérgio Luis Avilla Puccinelli, Digníssimas Autoridades presentes ou seus representantes, Imortais Escritores, D. Dulce, minha mãe, Sra. Dejane Vargas, minha esposa, Senhores e Senhoras.
Estou por demais emocionado, agradeço a indicação do Dr. Mário Carabajal, Ilustre Presidente da Academia de Letras do Brasil, para esta tão importante responsabilidade. Não sei se tenho os predicados necessários, nem se mereço estar aqui nesta noite, fazendo companhia à tão brilhantes escritores e intelectuais Riograndenses, mas peço a DEUS que me auxilie nesta tarefa de trabalhar em prol do aprimoramento cultural e social da comunidade gaúcha.
Fico honrado de ocupar a cadeira que tem como patrono o escritor José Castelani, o maior autor e divulgador da Simbologia Maçônica e que deixou uma obra fantástica para as gerações do porvir.
      Gostaria de lembrar neste momento o resumo, a síntese da minha obra de pesquisa histórica sobre a Guerra dos Farrapos: “Os mesmos ideais pelos quais lutaram, ainda hoje estão latentes no coração de todos os gaúchos. O mesmo “garrote” da Metrópole dos idos de 1.831 ressurgiram. Estão presentes no Planalto Central, maneando nosso crescimento e encurtando rédea na corrida para o grande futuro”.
      Vemos aqui, neste adentrar do século XXI, a imensa tarefa dos brasileiros, do povo Sul-americano e de todos os seres humanos que vivem neste nosso planeta Terra : “o raiar de um grande momento histórico”. Por aceitarmos a reencarnação, podemos declarar tranqüila e serenamente, da possibilidade de que os grandes batalhadores do passado recente, cheios de ideais, continuam voltando em corpos e nomes diferentes, mas, com toda a certeza para dar prosseguimento às tarefas não completadas pelas dificuldades de outrora.
      Ganhar eleições, é compulsoriamente a obrigatoriedade de responder pelos anseios de um povo que elege seus líderes pedindo em primeiro lugar a paz, sempre dentro da liberdade com responsabilidade, bem como, a igualdade e fraternidade no manter o respeito para com todos os seres humanos e à natureza; navegamos todos no mesmo barco chamado Terra.
      A minha mensagem, quando escrevo, destina-se a relembrar aos adultos e idosos a recordação das lutas passadas e aos jovens que possam reconhecer que uma nação, maravilhosa como o Brasil, se mantém erguida através de honra e dignidade de almas nobres, as quais sempre lutam por ideais de liberdade e justiça. Mesmo quando necessário, com sangue e lágrimas, tendo de lutar por princípios e ideais nobres, justos e perfeitos. Sabemos das dores de um parto para despertar este maravilhoso bebê de quinhentos e dez anos; gigante que já acordou em berço esplêndido e que continua a crescer robusto e forte.
      Como cidadão responsável sinto que a juventude atual precisa descobrir o que é ser um patriota, o que é a verdadeira cidadania, o que é ser um protetor da liberdade dos direitos humanos daqueles que sabem respeitar os direitos e deveres de cada cidadão. Nossa pátria é o planeta Terra, somos todos irmãos e filhos da Viúva, nossa mãe natureza.
      Os Grandes Seres que dirigem os destinos da Humanidade, principalmente, o nobre Ser que se acha à frente da “Magna Obra” para a América Latina neste momento, estão atentos aos grandes núcleos de atividades espiritualistas,  desde que, seus membros estejam em condições de prestar relevantes serviços à causa  fraternal de evolução da humanidade.
      A sociedade nos cobra maiores serviços e todos nós precisamos nos dedicar a  este trabalho, porém, já está entendido, após passar por estas mudanças de que tanto  vem  se ressentindo por longo tempo. Mister se faz que o “Ramo de Acácia” de todos os tempos não venha a secar sobre o túmulo glorioso dos seus antepassados. Os tempos são chegados e HIRAM vai ressuscitar dentro de cada um daqueles que quiserem seguir e apoiar o eterno gesto do Supremo Arquiteto do Universo, isto é: “construir, edificar coisas belas e perfeitas para a grande Obra da Humanidade, com Amor, Ordem e Progresso.