ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL
ALB/RS

Escritor Imortal : ANTÔNIO CÉSAR CELENTE

Antônio César Celente, nasceu em Porto Alegre, em 4 de março de 1957, filho de Darcy Celente, cuja vida Maçônica tem sido exemplo de bondade e incessante busca de conhecimento, graduou-se em Análise de Sistemas e Administração de Empresas e Pós-graduou-se em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
            Habituado à luta democrática, tendo participado ativamente das lutas acadêmicas pela redemocratização do país e por uma constituição mais justa. Tendo muito gosto pelo estudo e à pesquisa, encontra na escrita, o veículo ideal para alardear seus ideais Maçônicos de cidadão patriota e buscador da verdadeira luz.
Filho de Maçom, cresceu vendo o exemplo do pai, na busca da verdadeira luz, tentando “burilar a sua Pedra Bruta”. Pouco tempo decorreu desde a sua iniciação na Arte Real, até ocupar o Trono de Salomão.
            Sua personalidade carismática e aglutinadora, associada a uma imensa vontade de trilhar os caminhos do verdadeiro conhecimento,  tornou-se manifesta, tanto pela maneira harmônica como se conduziu como Venerável Mestre, quanto pela sua preocupação constante com a instrução, principalmente dos Aprendizes do Rito de York.
            Por ser um destacado obreiro foi nomeado para exercer a função de Delegado Adjunto da 1ª Zona Maçônica do G.O.R.G.S. onde teve grande atuação na busca de uma maior integração das Lojas do Rito York e na unificação dos Rituais. Atuou também na aproximação e na dinamização das relações e união entre as Potências Maçônicas no Rio Grande do Sul.
            Exerceu a função de Deputado eleito e digno representante da Loja Philantropia e Liberdade junto à Poderosa Assembléia Legislativa Maçônica, onde destacou-se por um trabalho participativo e renovador.
            Participou também do Conselho Consultivo do Capítulo Porto Alegre, da Ordem DeMolay, onde foi presidente na gestão onde foram elaboradas novas diretrizes para a ampliação do Capítulo. Acredita que os jovens da DeMolay representam a renovação necessária para a preservação dos ideais da Maçonaria Universal.
            Também atua na comunidade Porto-alegrense, pois foi o representante da Maçonaria Gaúcha no Conselho Comunitário de Defesa Civil (COMUDEC), órgão componente da estrutura de Defesa Civil do Estado, subordinado ao Gabinete do Governador, Casa Militar, cujos objetivos são de atuar na defesa dos cidadãos e suas famílias. Neste Comitê teve destacado trabalho na defesa da natureza, ecologista nato, busca na preservação do ambiente e suas fontes naturais a inspiração e a força  para sua luta.
            Fazendo da Maçonaria o seu verdadeiro Sacerdócio, pois não se consegue imaginar este abnegado sem o serviço na Ordem, viabilizou durante a sua gestão, depois de mais de 160 anos, a recirculação do “Jornal Continentino”, jornal que foi editado pelos “Conspiradores Marimbondos” nos anos que antecederam a rebelião gerada no âmago da Maçonaria de então.
            Sua inclinação pela palavra escrita é notória. Sua paixão pela pesquisa faz dele um leitor voraz e um obstinado colecionador de textos Maçônicos, sempre impregnados dos mais elevados princípios filosóficos.
            O objeto desta busca incessante não envolve apenas o seu próprio desenvolvimento, mas o aperfeiçoamento de todos quanto o estiverem ouvindo. Daí a sua Maestria, que não se restringe apenas ao saber, mas ao nobre objetivo de repartir a sabedoria adquirida.   
No  seu mais brilhante trabalho, dedicado à História da Saga Farroupilha e a Influência da Maçonaria Riograndense, apresenta farta gama de conhecimentos inerentes ao assunto com muita propriedade, textos relacionados com a Epopéia Farroupilha.
            Temos a convicção de que irá seguir adiante, trazendo à luz, proximamente, outros trabalhos seus, o que, se constituirá em preciosa fonte de informações a todos os que deles vierem a se servir.
            Atualmente é o Diretor Presidente da Casa do Pensamento Livre, uma entidade voltada para o desenvolvimento cultural e social da sociedade Riograndense e membro do Conselho da Associação Positivista de Porto Alegre.