ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

ALB/RS

Escritor Imortal
JOSÉ MOREIRA DA SILVA

                   
Oficial do Exército Brasileiro, na reserva. Advogado. Ativista cultural. Cronista. Poeta. Ensaísta. Crítico literário. Ativo mestre maçom. Nascido em Pau d’Alho, Pernambuco, em 1927, chegou ao Rio Grande do Sul no final da década de 50. Aqui estudou e constituiu família. Filósofo por consciência espiritual e humanista por vocação; é um dos maiores estimuladores do associativismo literário, no Estado. Quase octogenário, tem extraordinário afinco intelectual e invejável capacidade de trabalho no ativismo cultural. “Está sempre pronto pra pôr o pé na estrada a fim de cumprir tarefas de toda a ordem”, diz o seu parceiro de ideais, Joaquim Moncks.
Publicou “PAIXÃO - FRUTO MA­DURO -  INFINITO”, Poesia. Porto Alegre/RS: Edicom, 1999 e “FILIGRAMAS DE AMOR”, Poesia. Porto Alegre/RS: Edições Caravela, 2006; e ATÍLIOS - Poesias (2009).
Idealizador e presidente da Academia Literária Gaúcha - ALGA, desde a sua funda­ção, em 1994, titular da cadeira nº1, patronímica de Alceu Wamosy.
Per­tence ao quadro social das seguintes entidades: Grêmio Literário Casto Alves; Sociedade Partenon Literário; União Brasileira de Escritores - UBE/RS (Conselho Fiscal); Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB/ RS (Conselho Consultivo); Casa do Poeta Riograndense (Presidência do Con­selho Deliberativo há quatro mandatos). Integra, desde agosto de 2003, o Conselho Editorial do Suplemento literário OEFICINARIUM, publica­do no RS LETRAS. Escreve na revista CAOSÓTICA, desde o seu primeiro número, março – 2005. Pertence à Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, titular da cadeira patronímica de Erico Veríssimo, a partir de 2002. Vice-presidente do Instituto Cultural Português - ICP, a partir de 2006. É colaborador de diversos jornais e revistas. Participa de inúmeras antologias e coletâneas cooperativadas nacionais e internacionais.