ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

ALB/RS

Discurso de Posse - ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-ALB/RS.
 Porto Alegre/Memorial RS – 10 Agosto/2010
Escritora Imortal – Marinês Bonacina

BN. Excelentíssimo Sr. presidente da Academia de Letras do Brasil – ALB Dr. Mário Roberto Carabajal Lopes, Ilustre Presidente Sérgio Luis Puccinelli, Ilustríssimas Autoridades presentes e representantes, Imortais Escritores, Senhores e Senhoras.

            É com intensa alegria  e emoção que compareço a esta solenidade em que serei imortalizada, junto com valorosos e valiosos escritores, na luta literária. Com a honraria de assumir a cadeira n. 07, da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL ALB/RS. A  literatura é um ato de elevação e grandeza,  pelo extraordinário papel a ser exercido pelos dignos representantes das letras.

   À medida que entendemos o caminho que se desdobra diante de nós, recordamos com gratidão aqueles bravos escritores que, escreveram grandes legados de obras culturais para nossa literatura. Este é o momento de um forte sentimento de amor à Pátria, à nossa gente, de um estado-maior das letras e das artes, cujas decisões são da maior importância para o desenvolvimento e a cultura de nosso povo.

         Desta forma, a lembrança do início de tudo, a origem, a motivação que me fez chegar até este importante momento. A importância das pessoas que passam pela nossa vida e nos levam a refletir a uma rede de sentimentos e ações que faz com que nossos objetivos sejam alcançados e o universo conspire a nosso favor.
Mas tudo isso, devo a base sólida da família, filhos, marido e dos amigos que tirei forças para continuar nos momentos de dificuldade e onde compartilhei as vitórias.

          É com muita emoção que agradeço a indicação pelo Imortal Dr. Mário Roberto Carabajal Lopes, digno Presidente da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL. E O Escritor e Poeta Paulo Bacedônio. É um privilégio estar ao lado de ilustres uniformizados com as pelerines que simbolizam a profunda cultura e a experiência do estudo aprofundado e inspirado, não só das letras, como das ciências e das artes, e principalmente dos interesses maiores de toda a comunidade brasileira.

       PATRONO – DILAMAR VALLS MACHADO

Escolhi DILAMAR VALLS MACHADO como patrono, homenageando por sua reconhecida importância na historia de nossa literatura. O Poeta Dilamar Machado foi radialista, jornalista, advogado e Vereador, em Porto Alegre, Deputado, líder comunitário. Contador de histórias com graça e competência. Foi um dos pioneiros do radialismo popular. Escreveu vários livros, entre eles o livro de poemas “O Melhor de Mim” que fui presenteada no ano de 2000. DILAMAR VALLS MACHADO nasceu em 27 de outubro de 1935 na cidade São Luiz Gonzaga. Faleceu em 27 de agosto de 2001 aos 65 anos. Em sua homenagem tem uma rua com seu nome na Cidade Baixa.

Enfim, a cada um que passa pelo universo das letras, deixa um fio condutor para dar seguimento. Do livro “O Melhor de Mim” trecho do poema ‘Teu Silêncio’ que diz: “Á paz gratuita das manhãs de inverno na altiva solidão dos parreirais, um profundo suspiro, doce, interno, das águas que vão e que não voltam mais.”

 Muito obrigada.