UNIFICAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

* Mário Carabajal

Ainda que legalmente três países já tenham ratificado o acordo para a unificação da língua portuguesa, assinaturas estas suficientes para colocá-la em prática, não podemos afirmar que isto ocorra imediatamente.

São muitos os interesses que cercam a unificação da língua portuguesa. Sobretudo, os editores dependeriam de grandes investimentos para disponibilizar obras clássicas sob uma nova convenção ortográfica. Milhões de livros encontram-se em livrarias a espera de compradores. A não venda, acompanhada de reedições retificadoras, garante a falência de parte das atuais editoras que publicam em português.

As variáveis são muitas para uma análise comprometida. A língua inglesa, por exemplo, mais falada no mundo (desconsiderando-se o chinês), não conta com unificação e não temos nenhum conhecimento de esboço sequer objetivando acordo nesse tocante. Ouve-se comentários classificatórios do bom e mau inglês como: inglês da Ingraterra - inglês dos Estados Unidos - inglês da Guiana Inglesa, Dialeto inglês... Mas, sem agravantes senão a natural discriminação do povo, por sua origem, independentemente da língua.

Portugal sobretudo oferece a maior resistência em unificar-se a ortografia portuguesa. Vêem como uma forma brasileira de impor a cultura aos demais países de língua portuguesa.

O assunto é complexo e requer reflexão, estudos, pesquisas e sobretudo a opção por uma vertente, idealista, realista ou pragmática. Não nos surpreendamos se repentinamente livros didáticos com a nova convenção invada o Brasil. Afinal, como bem afirmamos no início deste texto ¨são muitos os interesses¨ sobre a reforma. Imagine-se os lucros daquele que ¨ganhe¨ a licitação à venda de livros para o des, digo, governo brasileiro.

Contudo, disponibilizamos os termos das proposições à reforma. Leia. Mas ainda não preocupe-se em usar!

*Jornalista, psicanalista e professor federal. Professor de graduação e pós-graduação/Universidade Gama Filho. Especialista em pesquisa científica/Ufrr. Especialista em tecnologia educacional/Unb. Especialista em psicossomatologia/ESPC-RJ. Mestreem Psicanálise Clínica/ESPC-RJ. Doutor em Psiconeurofisiologia/ESPC-RJ. Aluno de especialização em Controle da Gestão Pública/Ufsc. Mestrando em Relações Internacionais/UAA-Py. 23 livros publicados.
Presidente/ Academia de Letras do Brasil.