ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

EXTRATO DO LIVRO
DICAS PARA A SAÚDE

Manuela  Cacilda Carabajal Lopes - Ph.I.

 Deseja dicas específicas? Fale comigo!

Envie e-mail para carbajal@technet.com. br sob o título de assunto: dicas para saúde. Nós redirecionaremos à Escritora.

  ________________________________________________________________________

                                                                     APRESENTAÇÃO                                      

Não havia imaginado em momento algum, apresentar um livro de minha própria mãe. Contudo, aqui está uma nova realidade – tantas são as boas surpresas da vida!

Minha mãe, Manuela Cacilda Carabajal Lopes, mais uma vez surpreende-me! Desta vez, ao pesquisar e escrever o presente livro. Seu objetivo encontrava-se em elaborar os conteúdos do quadro “Dicas Para Saúde” – do Programa “Cultura Ativa” da Rádio Difusora Roraima, de onde resultou em farto material de interesse público.

DICAS PARA SAÚDE – conta com múltiplos enfoques,  resultando em melhores condições de vida e mesmo à performance àqueles que necessitam apurar hábitos alimentares e ou, descobrirem uma nova postura frente as adversidades da vida.

Manuela Cacilda encontra-se com 74 anos em 2001, dos quais, mais da metade foram de serviços públicos na área da saúde, - por isso, fico à vontade para recomendar a leitura de seu livro “DICAS PARA SAÚDE” – Nele, muita experiência conjugada com a pesquisa científica em bom estilo, tornam este livro uma raridade, pois a congruência de temas e assuntos nos levam a uma crítica apurada nos hábitos nocivos à saúde e nos orientam à performance de valores à qualidade de vida.

Para quem gosta e pesquisa, ler é sempre um prazer, mas quando concilia-se o prazer com a utilidade, fica melhor ainda.

“DICAS PARA SAÚDE” é leitura obrigatória para quem pretende e quer viver melhor!

Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D.

Educador Físico e Psicanalista Clínico
Especialista em Pesquisa Científica e Mestre em Psicanálise
Doutor em Psiconeurofisiologia  

_____________________________________________________________________________________

PROGRAMA CULTURA ATIVA

Este programa tem parceria entre:

RÁDIO DIFUSORA RORAIMA

Sob a Direção Geral do Jornalista Galvão Soares

e

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Sob a Presidência do Dr. Mário Carabajal – Ph.D.

Diretor de Programação:
Jornalista Maurício Zouem
Diretores Musicais:
Djavan Sbel e Adailton Galvão
Apresentação Geral
Dr. Mário Carabajal

Apresentação de Dicas Para Saúde:

Manuela Cacilda Carabajal Lopes – autora das pesquisas e livro.  

____________________________________________________________________________________

DICAS PARA A SAÚDE

DICAS PARA SAÚDE é o nome do quadro apresentado por MANUELA CACILDA, no programa CULTURA ATIVA, da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, levado ao ar todos os domingos na RÁDIO DIFUSORA RORAIMA de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.

Aqui, soluções para muitos males que encontram-se presentes  em nosso dia-a-dia. 

A escritora MANUELA CACILDA é Doutora Honóris Causas, pelo Conselho Regional de Psicanálise Clínica de Roraima, através do Conselho Regional de Psicanálise Clínica de Roraima e Academia de Letras do Brasil, por comprovado Notório Saber. Tem, em 2001, 74 anos – destes, 40 foram dedicados à saúde no Brasil. Atendeu populações frente as maiores adversidades e listou-se como enfermeira para servir como voluntária quando da Segunda Guerra Mundial. Antes da Saúde, foi professora na cidade de Bagé, sua terra Natal – onde nasceu em 20 de agosto de 1927. Filha de Olívio Carabajal e Orfelina Pacheco Nogueira Carabajal. Manuela Cacilda, casada com Fernando Olegário Robaina Lopes, teve quatro filhos: Edgar Hudson; Neusa Tânia; Carlos Reinaldo e Mário Roberto. MANUELA tem duas irmãs e três irmãos, sendo; Eneida, Sidenir, Felismar, Almir e Jorginho. É amada na Vila Farrapos, bairro de Porto Alegre em que reside há 36 anos – como um anjo, está sempre pronta a atender a todos os chamados de ordem de saúde, gratuitamente, sendo a “Médica” daquela população. Em Roraima, no extremo norte,  também lança profundas raízes de amizade, como resultado de seus serviços e préstimos solidários à comunidade.

Tem admiração política pelo Dr. Jair Soares, atual Dep.Federal/RS e Ex-Governador – também, pelo Prefeito Rubens Pillar de Alegrete/RS. Recentemente, reatou os laços de carinho e amizade com o seu conterrâneo, de Bagé, Dep. Federal e Ex-Governador  Alceu Colares. Filiada ao PPB/RS.

MANUELA CACILDA aposentou-se como Funcionária Pública Estadual/RS – na Secretaria de Saúde. Em Roraima, em apenas cinco meses, entre maio e setembro de 2001, fez história nas madrugas de domingo, marcando profundamente aos ouvintes da Rádio Difusora  Roraima, com as suas “Dicas para  Saúde”.

Ficam aqui os nossos reconhecimentos a esta valorosa guardiã da Saúde em nosso País. Com este livro, a escritora Manuela passou a integrar os quadros da Academia de Letras do Brasil.

Em poucas páginas, muita saúde à vida! Aproveitem os leitores!

Dr. Galvão Soares

Jornalista
Diretor da Rádio Difusora Roraima
Secretário de Estado de Comunicação do Governo de Roraima
________________________________________________________________________

DICAS PARA SAÚDE

MANUELA CACILDA CARABAJAL LOPES

REALIZAÇÃO:
RÁDIO DIFUSORA RORAIMA E ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Programa:
CULTURA ATIVA

EDITORA ALB
BOA VISTA/RORAIMA
SETEMBRO/2001
 

 

Temas:   Homenagem//Ser mãe!//Epidemiologia//Os Dez Mandamentos para um Coração Saudável// Dicas de Alimentação//Aprenda a comer sem pressa//Principais fontes alimentares
Como evitar as fraturas
//Conselhos para uma Dieta Ideal//Reflexão à Saúde//Fome – Problema Universalmente conhecido//Hábitos modernos que produzem doenças//Saúde – questão de hábito//De bem com a vida//Benefícios do Alho//A Saúde Intra-Uterina de seu Bebê//Glaucoma – uma doença traiçoeira//Saudações aos Papais//Alcoolismo//O alcoolismo e os seus prejuízos //Afetividade ao alcoólatra//Agrião – um remédio importante à Diabete//Mastigação – importante aliado da Saúde//Cardápio, rico em vitaminas e fibras//Você sabia que batata atenua olheiras? //Equilíbrio orgânico//Normalidade do estômago//Pele saudável//Artrite/
/Cigarro – processo nocivo fisiológico e social.  

____________________________________________________________________________________________

HOMENAGENS  

Aos meus irmãos: Almir, Felismar, Jorginho, Santinha e Eneida.  
Filhos; Neusa Tânia e Mário Roberto.  
À todos os meus netos, bis-netos, sobrinhos e afilhados.  
Noras, genros e cunhados.  
Aos meus amigos.  Todos, em todo o Brasil, de Norte a Sul.

Em especial, ofereço esta obra, em memória de meus avós, pai e mãe (Olívio Carabajal e Orfelina Pacheco) – meu marido; Olegário Robaina e meus filhos; Edgar Hudson e Carlos Reinaldo. Ao meu netinho Wagner Vinícius e amigos que nos deixaram - em especial, à memória de Jesus Cristo,  única sustentação para suportarmos, com paz e tranqüilidade, a idéia do desligamento daqueles à quem amamos e convivemos durante a finita existência – para reencontra-los na vida eterna!

Às milhares de vítimas dos Estados Unidos da América, por ocasião dos bárbaros ataques terroristas às torres gêmeas de Mahatan, em 2001 – minha solidariedade aos pais, mães e demais familiares.

À Deus, sabedor dos mistérios nos limites entre a vida e a morte!

Àqueles que lerem, em um intervalo de existência de suas vidas, meus votos de saúde e prosperidade! Força, coragem e fé. Acumular mais um pouco, resistir mais um pouco, enfim, - nunca aceitar a derrota!

Por fim, faço minhas as palavras do filósofo Edgar Hudson (...) Um nascer, um crescer, um se esmagar, um não se completar e morrer...assim, por tão pouco ou quase nada, seria totalmente absurdo!

A autora.  ________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 13 de maio de 2001.
Rádio Difusora Roraima!

O que é Ser Mãe?

SER MÃE, É NASCER MULHER, VER HOMENS E MULHERES GIGANTES A NOSSA VOLTA E, AOS POUCOS, TORNARMO-NOS GRANDES COMO ELES E ELAS. VER AMIGAS DANDO A LUZ À BEBÊS... E TER A CERTEZA QUE... UM DIA, CHEGARÁ TAMBÉM A NOSSA VEZ.

SER MÃE É CRESCER CONFIANTES, ESPELHANDO-NOS NOS SUBLIMES EXEMPLOS DE NOSSAS MAMÃES,  OU, NA SUA FALTA, ESPERANÇOSAS DE QUE ALGO MAIOR EXISTA E, O MESMO SER QUE NÃO PERMITIU-NOS A GRAÇA DE CRESCERMOS À SOMBRA DE NOSSAS MÃES, POSSIBILITE-NOS, A DÁDIVA DE BEM CRIARMOS OS NOSSOS FILHOS.

SER MÃE, O SOMOS MUITO ANTES DE TERMOS OS NOSSOS PRÓPRIOS FILHOS, QUANDO AJUDAMOS A CRIAR OS NOSSOS IRMÃOS MAIS NOVOS, OU MESMO, ÀQUELA CRIANÇA DESAMPARADA, VISINHO, AS VEZES, MAIS CARENTES DO QUE NÓS. CARENTES ATÉ MESMO, DO MAIS SINGULAR AFETO.

SER MÃE, É OFERECERMOS O NOSSO MELHOR, SEMPRE SUPERANDO-NOS EM TOLERÂNCIA, EM AMOR E CARINHO.

SER MÃE, PARA QUEM JÁ DEU A LUZ A UM FILHO E O VIU TAMBÉM, PERDER O SOPRO SAGRADO DA VIDA, É SER CÚMPLICE DE DEUS. É CRER NO INIMAGINÁVEL. É COMUNGAR COM A FÉ. É TESTEMUNHAR A DOR SEM SANGUE, CONTUDO, MAIS DOLORIDA QUE A DOR FÍSICA DE SEU NASCIMENTO.

SER MÃE, É SER, SEM SER ABSOLUTAMENTE NADA, APENAS SER FELIZ QUANDO OS FILHOS TÊM SAÚDE E LHE SORRIEM.

SER MÃE, MUITAS VEZES, É SABER TAMBÉM SER PAI, É SUAR, MAS SE REALIZAR AO VER SOBRE A MESA O PÃO, QUE GARANTIRÁ MAIS UM DIA DE VIDA AOS NOSSOS FILHOS QUE, COMO NÓS, UM DIA, POR SEUS PRÓPRIOS OLHOS E EXPERIÊNCIAS, HAVERÃO DE TESTEMUNHAR, QUASE SEMPRE JÁ EM NOSSAS FALTAS, QUEM FOMOS, ATRAVÉS DO QUE SÃO.

SER MÃE, SOBRETUDO, É ACUMULAR, RESISTIR E SUPORTAR... RESISTIR MAIS UM POUCO, PERSISTIR MAIS UM POUCO...  ENFIM, NUNCA ACEITAR A DERROTA.

SER MÃE, É TER O CORAÇÃO DO TAMANHO DO MUNDO, E SABER, QUE ATRÁS DE TODO O SER, EXISTE UMA MÃE COMO NÓS, ESPERANÇOSA QUE ATÉ OS NOSSOS FILHOS, ESTENDAM-SE MÃOS AMIGAS, OLHOS SERENOS E O TAPETE DE FLORES QUE ESTENDERÍAMOS À JESUS CRISTO EM SEU RETORNO.

Tenham todos, um bom dia e uma feliz semana, de paz e amor!  
Fiquem com Deus!

_________________________________________________________________________________________________ 

Programa Cultura Ativa de 20 de maio de 2001.
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

EPIDEMIOLOGIA  

No final dos anos 60, o médico epidemiologista Americano, Denis Burkin, fez uma descoberta de peso, comparando dados estatísticos sobre a ingestão de fibras das tribos africanas – que chega a 150 gramas/dia – comparou com o consumo médio diário dos americanos, estimando, em 20 gramas/dia. Constatou a baixa incidência naquele continente de doenças muito comuns nos países industrializados do Ocidente. Esta foi a primeira boa notícia para quem já tinha o hábito de consumi-las. Mas outras estavam a caminho. Pesquisas posteriores comprovaram que as fibras solúveis, presentes no farelo de aveia, cevada e na pectina das frutas, ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue (o mau colesterol) – e as insolúveis que existem no farelo de trigo, reduzem o nível de estrogênio, evitando o câncer de mama, além de atuarem na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

Descubra a riqueza das fibras!  
Para uma boa saúde, evite gorduras, sal, ovos, carne de qualquer espécie, - batata frita, nem pensar!  
Devemos consumir mais fibras, em forma de grãos integrais, mais frutas, mais legumes, e mais verduras.   
Os sucos naturais são importante para nossa saúde.
_________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 27 de maio de 2001.
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!

OS DEZ MANDAMENTOS DE UM CORAÇÃO SAUDÁVEL!

1-Evite fumar
2-Escolha bem os alimentos;
3-Faça exercícios regularmente;
4-Cuide da sua pressão arterial;
5-Diga não à obesidade;
6-Controle seu colesterol;
7-Saiba se é diabético;
8-Reduza o estresse de sua vida;  
9-Não descuide do lazer;    
10-Consulte seu médico periodicamente!
   ________________________________________________________________________

Domingo, 03 de junho de 2001.  
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!

  No programa de hoje: 

Dicas de Alimentação!

Coma diariamente pelo menos, cinco porções de frutas e verduras; de três a seis fatias de pão integral; cereais (especialmente feijões) e legumes. – Eles oferecem no mínimo, 20 gramas de fibras por dia, dose mínima recomendada pelo National Câncer Institut dos Estados Unidos.

Quanto menos processado industrialmente, melhor é o alimento.  

Opte pelos produtos naturais, como as farinhas e o arroz integral, - lembre-se que o pão de trigo não é integral, a não ser que traga na embalagem a especificação “trigo integral”.  

Saiba que uma maçã, inteira, tem o dobro de teor de fibras que um purê de maçã, e que o suco em garrafa já perdeu praticamente toda a quantidade de fibras.  

Sempre que possível coma frutas, verduras e legumes com casca.  

Uma batata cozida ou assada, com casca, tem duas vezes mais fibras que descascada.  

Frutas com sementes comestíveis, como o figo e a framboesa, contém muitas fibras.  

Divida sua cota diária de fibras pelas várias refeições do dia. Se você ingeri-las, todas, de uma vez, pode reduzir seus benefícios, ou aumentar a probabilidade de efeitos colaterais imprevistos.  

Tenham um bom dia e uma ótima semana!  
Fiquem com Deus!  
________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 10 de junho de 2001.  
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Aprenda a comer sem pressa!

O melhor caminho para desfrutar-se dos benefícios das fibras é ingeri-las de uma variedade de fontes. Mas vá com calma! Sair de uma dieta do tipo hambúrguer, refrigerantes, batatas fritas, para ingestão de uma grande quantidade de fibras – de uma só vez, pode provocar gases, inchação e cólicas, pela fermentação das fibras e açúcares não digeríveis nos intestinos, - geralmente isso é passageiro! Tão logo as bactérias do organismo, que quebram as fibras no intestino grosso, se adaptem ao aumento da quantidade, você notará o bem estar.

Procure introduzir as fibras de uma maneira gradual, comece, por exemplo, com os pães de farinha integral, centeio ou trigo-sarraceno, mingaus de aveia, ou uma porção de cereais na primeira refeição do dia, pela manhã.

Dê um tempo e adote no almoço o arroz integral e feijões variados: mulatinho, preto, azuki ou roxinho. Após uma semana, passe a consumir no jantar, - que deve ser uma refeição mais leve, saladas (com trigo de quibe) couve de Bruxelas, feijão fradinho – muito verde; brócolis, couve-flor e espinafre. Estes últimos, com os talos. Inclusive nos intervalos, acostume-se a comer frutas; pêras, laranjas, tangerinas, bananas, figos, mangas, goiabas, cajus, ameixas, carne do coco – são excelentes fontes de fibras.

Não aconselhamos fibras em cápsulas – elas não contém nutrientes e podem provocar deficiência minerais em pessoas que têm uma dieta nutricionalmente pobre.

Tenham um bom dia e uma boa semana!  
Fiquem com Deus!  
_________________________________________________________________________

 Programa Cultura Ativa, de 17 de junho de 2001.  
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Principais fontes alimentares de vitaminas.

Alimentos mais ricos...

Vitamina C – você encontra na acerola, caju, goiaba, laranja, morango, melão, pimentão, brócolis.

Vitamina E – pode ser encontrada em óleos em geral, azeite de oliva, germe de trigo, sementes de girassol, amendoim, couve-flor e espinafre.

Betacaroteno – encontramos na cenoura, abóbora, folhas verdes (agrião, couve, brócolis, acelga) manga, maracujá.

Selênio – é encontrado na Castanha-do-Pará, farinha de centeio, macarrão integral, melado de cana.

Complexo B – encontramos, no arroz integral, milho, germe de trigo, aveia, farelo de aveia e de arroz, levedo de cerveja.

Fibras – arroz integral, farinha de trigo sarraceno, farinha de centeio, farinha de trigo integral, feijões em geral, lentilha, ervilha, laranja, manga, brócolis, espinafre, repolho.

Cálcio – as principais fontes são os laticínios, verduras (ex. brócolis, espinafre, couve-flor e repolho), ervilha, feijões, amêndoas, nozes, avelãs e soja.

Magnésio – encontramos nas verduras em geral, cereais integrais (trigo, arroz), frutas secas (nozes, castanha de caju, castanha do Pará, avelã), soja e tofu.

Silício – principais fontes; fibras vegetais, especialmente a alfafa e a goma guar.

Cobre – o cobre pode ser encontrado nos cereais integrais, trigo, feijões, frutas secas (amêndoas, avelãs e castanha do Pará).

Zinco – principais fontes: frutas secas, arroz integral e raiz de gengibre.

Estrôncio – principais fontes: água. ________________________________________________________________

Como evitar as fraturas

Mantenha uma dieta rica em cálcio  e pratique alguma atividade física regular, de acordo com sua idade e condicionamento.

Apanhe, pelo menos, uma hora de sol pela manhã. Mas com roupas arejadas e não enrolado em agasalhos. O sal deve penetrar na sua pele.

Evite o cigarro e bebidas alcoólicas, mesmo aperitivos, vinho e chop – desses “pequenos hábitos” surgem as heranças às grandes dependências – um jovem, vê o exemplo, sem dimensionar quantidades, adentra no mundo das bebidas e tende avançar à doses maiores e até mesmo às drogas.

Procure seu médico principalmente se estiver perdendo altura ou ficando com as costas encurvadas.

Deixe uma luz no quarto a noite – grande parte das fraturas ocorrem de madrugada, quando as pessoas se levantam para irem ao banheiro ou à cozinha.

Coloque um copo com água na cabeceira de sua cama, para o caso de sentir sede durante a noite ou, àqueles que têm mini-refrigeradores no quarto, retirem os obstáculos entre a cama e o mesmo.

Retire do caminho, em especial do corredor, banheiro, cozinha, os tapetes e objetos de decoração para não tropeçar ou escorregar.

Tenham todos um bom dia e uma ótima semana!  
Fiquem com Deus!   _________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 01 de julho de 2001.  
Não houve o programa de 24 de junho de 2001.

Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Conselhos para uma Dieta Ideal  

Gostaríamos de relacionar aqui, uma série de conselhos dietéticos emitidos por instituições internacionais de Saúde. Estes conselhos visam a constituição de uma “dieta prudente” que afaste os principais riscos oferecidos pela alimentação usual.

Sabe-se hoje, através de muitas pesquisas, que os hábitos alimentares comuns apresentam várias incorreções que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças, como a aterosclerose, diabete melito, apendicite, câncer do cólon e diverticulose, - e que, através de certos cuidados simples, torna-se possível prevenir estas moléstias e assegurar melhor saúde.

Principais conselhos – simplificadamente!

Estas doenças podem ser reduzidas em trinta, vinte e cinco por cento e até menos. Na prática, é preciso diminuir os alimentos gordurosos em geral na alimentação, que vão desde as carnes, ovos e laticínios, até os óleos e gorduras de adição. Especialmente as frituras devem ser evitadas.

Procure tomar dois litros de sucos por dia, - escolha um dia na semana para fazer seu organismo descansar, alimentando-se só com líquidos e frutas. O resultado é importante para quem tem prisão de ventre, além de regular todo o processo metabólico do organismo.

Tenham um bom dia e uma feliz semana!_________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 8 de julho de 2001.  


Reflexão à Saúde!

A maioria das doenças que suportamos como inevitáveis têm duas causas: não ter o que comer e não saber comer.

Em outras palavras, desnutrição e má nutrição, fome e desequilíbrio alimentar, deficiência nutricional e excesso de comida. Enquanto bilhões de pessoas morrem a míngua, mendigando o pão de cada dia, outro numeroso contingente de habitantes do planeta sofre as conseqüências de sua indisciplina alimentar.

Fome - Problema Universalmente reconhecido.

As doenças que dizimam os famintos, estão, relativamente bem configuradas. Mas o problema oposto, o dos abusos alimentares, não é bem compreendido. Embora as pesquisas médicas apontem nossa comida como culpada por inúmeras doenças, não é fácil convencer alguém a mudar seus hábitos alimentares.

Hábitos modernos que produzem doenças:

-         um exemplo flagrante é o câncer. Há várias causas dietéticas para este terrível flagelo – os agrotóxicos, por exemplo, usados com alarmante freqüência na alimentação moderna, podem desencadear tumores malignos;

-         outro fator de risco é o consumo excessivo de gordura, hoje tão comum em todos os cardápios;

-         também, toda a espécie de carnes, cigarros e bebidas alcoólicas.  

Saúde – questão de hábitos:

É até lamentável admitir que somos constituídos daquilo que comemos, e que a má qualidade de nosso alimento, multiplicada pela indisciplina de nossos hábitos alimentares, produz um organismo debilitado, sujeito a varias doenças.

O cidadão moderno que fuma, alimenta-se mal, não faz exercícios físicos e vive estressado, é um candidato seguro à maior parte das enfermidades graves existentes.

Quem não fuma diminui suas chances, mas não deixa de arcar com elevadíssimo risco se, por exemplo, não cuidar de sua dieta e apresentar suscetibilidade hereditária.

Desfrutar boa saúde é, portanto, como uma equação de duas variáveis: cultivar hábitos sadios e abandonar hábitos nocivos. Enfim, saúde é primordialmente “questão de hábito”.

Poderíamos apresentar aqui uma interminável lista de produtos, devorados diariamente por milhões de consumidores, que lhes estão estragando a saúde. Tais produtos gozam as mordomias de um sistema que os coloca como carro-chefe da lucratividade. Não lhes faltam incentivos publicitários. As pesquisas feitas sob encomenda, “super enfatizam”, naturalmente, só os benefícios, desprezando o peso pesado dos malefícios, - o alto consumo garante rica arrecadação tributária e a simpatia dos órgãos governamentais.

A influência da mídia:

Esporadicamente, entretanto, nestes dias sem censura, vêm à tona informes estarrecedores. Na maioria das vezes “mais sensacionalistas” que esclarecedores – “alimentos contaminados”; “uso abusivo de aditivos químicos”; “carne saturada de hormônios” e coisas do gênero, são espasmodicamente divulgadas pela mídia.

O povo continua desinformado quanto o risco oculto de seu prato de comida, dos seus lanches ligeiros.

Vamos prestar muita atenção na nossa alimentação, assim, poderemos ter mais saúde!

Tenham um bom dia!  _________________________________________________________________________

  No dia 15 de julho não houve programa.
No dia 22 de julho, Manuela Cacilda, nas “Dicas para a Saúde”, repetiu, por pedido de ouvintes, os “Dez Mandamentos para um Coração Saudável” – tema este, que poderá ser encontrado no programa de 27 de maio.  

Neste mesmo programa, de 22 de julho, Manuela Cacilda, aborda o tema:  

De bem com a vida

Adepta da macrobiótica há duas décadas, a atriz Cássia Kis – a Ilka Tibiriçá – de Fera Ferida, é uma apologista das fibras na dieta diária. Cássia só consome produtos naturais e está convencida da estreita ligação entre uma boa alimentação e o equilíbrio geral do organismo, - aos 16 anos fui apresentada a um prato de arroz integral, passei a comer diariamente e logo percebi que até então meus intestinos simplesmente não funcionavam – conta entusiasmada.

Os alimentos integrais são o melhor antibiótico contra todos os males, exatamente porque são inteiros, íntegros; - mastigo lentamente, saboreando a comida, - ensina a atriz, também, que aprendeu a comer maçãs com casca e caroço e jamais retira o miolo do abacaxi, por exemplo, para não desperdiçar a riqueza das fibras.

Os benefícios de uma dieta natural, segundo Cássia, são evidentes, - a pele adquire uma luz própria, e os cabelos ganham brilho e volume. Até o humor muda com a adoção de uma alimentação rica em fibras.

Quando você acorda de manhã e consegue deixar sair do seu corpo todas as impurezas, fica de bem com a vida para o resto do dia. Procure evacuar, urinar e banhar-se pela manhã, antes da primeira refeição do dia. Levante mais cedo para iniciar bem o seu dia!

Não esqueça que o suco em garrafa já perdeu praticamente toda a quantidade de fibras.

Tenham todos um bom dia e uma ótima semana.
Fiquem com Deus!  _________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 28 de julho de 2001.  
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Benefícios do Alho

O alho é muito valioso, não só por suas propriedades condimentícias, mas também pelo seu conteúdo em sais e vitaminas.

Como um dos mais saudáveis dentre todos os vegetais, deveria o alho ser mais largamente usado na alimentação diária. Empregado como tempero, enriquece o sabor dos pratos, estimula o apetite e provoca a secreção dos sucos gástricos.

Quem, na cozinha, introduz esse humilde bolbo, desprezado e até ridicularizado por causa do seu odor, conta com um dos mais poderosos germicidas e mais valiosos preventivos contra inúmeras enfermidades.

Muita gente reconhece as virtudes do alho, mas não se dispõe a comê-lo ao natural, em virtude do seu cheiro ou do seu gosto, que alguns têm como desagradável, ao passo que nada sabem dizer contra o odor.

Será que o cheiro do cigarro e bebida não é pior?

O cheiro do alho pode ser contornado tomando-se algumas gotas de azeite da raiz de Angélica. O cheiro pode ser combatido comendo-se salsa crua. Recomenda-se também a mastigação de boa quantidade de nozes em conjunto com o alho. O suco de limão misturado com igual quantidade de água, - tomando-se meia hora depois, destrói o odor.

O alho é fonte de cálcio, fósforos e vitamina B.

Tenham um bom dia e uma feliz semana!  _________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 5 de agosto de 2001.  

A Saúde Intra-Uterina de seu Bebê!  

Hoje vamos falar dos cuidados antes do bebê nascer.

Em 1995 o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, - com o objetivo de realizar os exames Pré-Natais nos postos de saúde. Além disso, distribuiu para todo o País, cartazes sobre a importância do exame e uma cartilha para a gestante com dicas sobre os cuidados com o recém nascido. Segundo Tânia Lago, coordenadora da área técnica da saúde, na qual se constatou que 14% das crianças nascidas entre 1990 e 1995, no Brasil, não tiveram o acompanhamento do exame Pré-Natal, durante suas gestações. A maior porcentagem está nas Regiões Norte e Nordeste, representando um quarto no total.

Explica a coordenadora, - com o Pré-Natal o parto pode ser mais seguro.

O mês ideal para começar a fazer os exames, o Dr. Caio Barbosa diz que é a partir do momento em que a mulher fica sabendo que está grávida.

Uma gravidez dura em torno de quarenta semanas. No início a mulher deve ir ao médico a cada quatro semanas, ou uma vez por mês. No 8o. mês deve ir ao médico de quinze em quinze dias. No final, deve fazer exames semanalmente.

Se você não descuidar, terá um parto feliz e um bebê sadio.

Agradeço a atenção, fiquem com Deus. Muita Paz e Amor.  _________________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 12 de agosto de 2001.  
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Glaucoma - uma doença traiçoeira.

Os olhos têm uma pressão específica que só pode ser avaliado no consultório do oftalmologista com o auxílio de aparelho – o “tonômetro”. Essa pressão varia entre 10 mm e 20 mm de mercúrio durante o dia. Se oscilar entre 20 mm e 23 mm deixa o médico desconfiado. Acima de 23 mm o médico dá o diagnóstico como “Glaucoma”.

Doença traiçoeira, o Glaucoma evolui sem nenhum sintoma. A pessoa começa a não enxergar pelas bordas, perde aos pouquinhos a visão periférica, essa que nos permite saber quando tem alguém ao lado – mesmo se olhamos para a frente. Quando se dá conta, o doente não enxerga quase nada e o problema não tem mais solução – pelo menos, até o presente!

A doença, (Glaucoma) atinge 3% da população mundial e aparece mais em pessoas acima dos 40 anos. Raramente surge em crianças e adolescentes. Não está ligada a hereditariedade, mas quem tem casos de Glaucoma na família deve ficar duas vezes alerta.

A causa da doença é a dificuldade de escoamento do humor aquoso, - líquido presente no globo ocular que faz subir a pressão do olho. Aumenta a pressão, comprime os vasos sangüíneos, diminui a circulação de sangue no local e causa lesões na retina.

O tratamento é para toda a vida, feito com colírios específicos.

ESPECIAL!  

Dia dos pais!

Abro um parêntese especial para homenagear todos os pais. 

Saudações aos Papais!  

Aos Pais que já partiram – vamos elevar nossas orações a Deus pedindo a paz, - que Jesus os tenha em seus braços!

Pais, desejo-lhes muita saúde e sabedoria para educarem os seus filhos. Em especial, homenageio àqueles pais abandonados pelos filhos dentro dos asilos. A estes pais, digo-lhes que tenham fé em Deus e coragem, - esperem, pois vai chegar o momento dos seus filhos sentirem dentro de seus corações  quando olharem para seus próprios filhos e perguntarem-se: - será que meus filhos na minha velhice farão o mesmo comigo?

“A doença, não existe somente nos corpos debilitados por desnutrição e enfermidades infecciosas, mas sobretudo, em todos os tempos da humanidade, pela solidão e desesperança – a depressão é uma doença, e sua existência pode acabar se aprendermos a dar um pouquinho mais de amor àqueles que encontram-se sob o nosso raio de ação”. Mário Carabajal

Procure o seu pai e mãe e vá dar-lhes um abraço, eles precisam do seu amor, de seu carinho!

Desejo muita paz em todas as famílias, muito amor!

Que os filhos procurem os seus pais, não os abandonem dentro de asilos – eles precisam do seu carinho, de todo o seu amor! Lembrem que um dia você também vai chegar lá – que este lá, seja o abraço afetuoso dos filhos, e também a palavra amiga de todos os familiares.

  Programa Cultura Ativa, de 18 de agosto de 2001.  
Bom dia aos ouvintes da Rádio Difusora Roraima.  

Alcoolismo

No Brasil os problemas relacionados com o abuso e dependência do álcool são cada vez mais objeto de preocupação por parte das famílias, profissionais de saúde, de educação e autoridades governamentais. Isto, em decorrência do crescente aumento do consumo de bebidas alcoólicas pela população, atingindo, de forma indiscriminada, homens e mulheres, adolescentes e idosos, independentemente de classe social.

Estudo epidemiológico realizado em três áreas urbanas brasileiras, no período de 1990 a 1991, demonstrou uma prevalência de 8% a 10% para o abuso e dependência do álcool.

A Síndrome da dependência do álcool e a psicose alcoólica, foram responsáveis por 35,8% do total de pacientes internados por transtornos mentais.

Principalmente, durante o período de amamentação, as mulheres, não devem utilizar bebidas alcoólicas, já que o álcool, seria transferido ao lactente via leite materno, podendo causar-lhe danos cerebrais e hepáticos.  

As crianças não devem utilizar bebidas alcoólicas, nem serem expostas ao etanol “disfarçado” sob a forma de sobremesas, guloseimas, tônicos, xaropes, entre outros. Seus organismos, em desenvolvimento, são mais sensíveis aos efeitos nocivos do álcool.

Os indivíduos que fazem uso abusivo do álcool de forma prejudicial a si próprios ou a outros, não são portadores de defeito moral e, portanto, não devem ser rechaçados ou punidos – são pessoas que adoeceram e devem ser auxiliados.

A família deve acompanhar o tratamento e assistir reuniões. Não abandonar e tratar com muito amor o alcoólatra. Só assim poderá recupera-lo.

Deus ilumine e proteja a todos! Bom Dia!   ______________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 26 de agosto de 2001.  

O álcool e os seus prejuízos  

Mais importante que tudo, o profissional de saúde deve transmitir conceitos a sua comunidade, não apenas através de suas palavras mas, e principalmente, através de sua conduta. Assim, a comunidade, só poderá entender e aproveitar bem, o que lhe for transmitido, sobre como lidar com o álcool e com o alcoolista, se o referido profissional demonstrar, pela conduta, um manejo adequado do álcool “como potencialmente prejudicial à saúde” e do alcoolista (visto como um doente que deve ser ajudado e não rechaçado).

Procurar trazer sempre informados os indivíduos quanto a não dirigirem após consumirem bebidas alcoólicas, pois sua coordenação motora e reflexos estariam alterados pelo “etanol” e, em conseqüência, tornam-se mais expostos ao risco de acidentes. O correto, é beber água e sucos naturais, a base de frutas, em quaisquer eventos sociais. Não esqueça, o exemplo é a base de construção de uma sociedade com menos doenças.

A família é parte importante para a recuperação do alcoólatra.

***Aqui uma receita caseira importante para quem quer se livrar das bebidas alcoólicas – você vai ter bons resultados:

Tomar quatro vezes ao dia uma xícara de suco do talo da couve.

Esta receita e muito amor, cura!

Se você ama, não abandone, lute e vencerá!

Afetividade ao alcoólatra

O alcoólatra é uma pessoa muito sensível e sentimental. Em sua maioria estão abandonados. São poucas as mulheres que têm paciência para ajuda-los. Os filhos, perdem o respeito, - isto não pode acontecer, - os parentes se afastam! Assim pois, torna-se mais difícil a cura.

Vamos ensinar as crianças e mostrar-lhes o quanto é triste de se viver no meio das drogas;

  - álcool e cigarro são como qualquer outra droga!

Vamos nos unir aos médicos e lutar para ajudar nossos irmãos sofredores a voltarem à vida normal, com saúde. Devemos ensinar pelo exemplo; nunca repassar hábitos nocivos às crianças – Não fumar e nem beber frente às crianças – Preferencialmente, não praticar estes atos sob hipótese alguma, - sem desculpas de beber socialmente – bebida alcoólicas e demais drogas fazem mal à saúde sempre. Não importa a quantidade ou a qualidade – se cachaça ou uísque, se cigarros, maconha ou cocaína.

Tenham todos, um bom dia, fiquem com Deus!   ______________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 01 de setembro de 2001.  
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Agrião - um remédio importante para à Diabete!

Seu sumo (do agrião) é muito usado nas dermatites e tuberculose pulmonar. É de real valor nas enfermidades da pele, - para eczema, comer agrião três vezes ao dia, à vontade – sem exagerar! 

O Dr. Teófilo Ochôa, pesquisador de krent, informa: - o agrião tem sido igualmente recomendado nas enfermidades do fígado, especialmente na congestão deste órgão.

O agrião, é também bom para curar a icterícia, pois estimula o fluxo da bile para o intestino. É um excelente tônico para os rins. Nele, se encontra mais ferro do que na couve e na alface. O agrião, encerra apreciável quantidade de iodo, elemento indispensável ao organismo humano e cuja falta, perturba o funcionamento da glândula tireóide, - que esforçando-se por fazer face às suas funções, aumenta de volume; - é o “bócio”, também chamado “papo” – tão comum nos que vivem longe do mar.

Aos que sofrem de distúrbios no metabolismo do ácido úrico, a razão pode encontrar-se na dieta a base de carne, o que erroneamente é chamado de alimento.

Para queda de cabelo, passar o suco do agrião no couro cabeludo.

As mulheres grávidas, não devem comer agrião em grandes quantidades, - pode provocar aborto!

Mastigação – importante aliado da Saúde!

Você costuma correr para a geladeira sempre que fica nervoso(a)? – Sinal vermelho!

Pare e pense antes de comer – respire fundo toda vez que for dar a primeira mordidela.

Pergunte-se: - eu realmente estou com fome?

Não coma em pé ou andando, mesmo que estiver sozinho, arrume a mesa para fazer a refeição.

Não se prive do que gosta – esqueça dietas que prometem milagres, pois elas levam à compulsão 

A única fome insaciável é a psicológica.

Assim, coma com calma e mastigue bem – parte significativa do “inchaço” estomacal, que dá àquela aparência de gordura, encontra-se em alimentos inteiros, não mastigados corretamente antes de os engolirmos.

Repouse sempre os talheres no prato enquanto mastiga. Mastigar sem pressa ajuda você a se sentir satisfeito, diminuindo até mesmo a insaciável necessidade de alimentos.

Troque um prazer pelo outro. Se perceber que a fome não é física (você comeu há pouco tempo e não há motivo para o estômago reclamar) – distraia-se com outra atividade prazerosa; como ouvir música, ler uma revista, ligar para aquela pessoa com quem não conversa há tempo, listar os compromissos à realizar, digitar um trabalho, fazer exercícios, organizar papéis e documentos, lavar ou passar roupas, tomar um bom banho – é muito comum, o hipotálamo acusar a necessidade de líquidos e nós confundirmos com a fome. Tome um copo e meio de água, - com essas medidas alternativas, provavelmente a aparente sensação de fome se ausente. Após três ou quatro vezes que você dê o destino certo a sua pulsão ou ansiedade, isto deverá ocorrer naturalmente. Sobretudo, nós necessitamos nos conhecer e aos nossos impulsos, cada vez mais e melhor. Você pode aproveitar ainda, para visitar um amigo ou fazer um trabalho na comunidade, - faça um curso, visite orfanatos e asilos. Procure examinar sua vida: - o que falta para ser feliz? Alguém precisa de sua ajuda – um filho, às vezes distante, ou mesmo uma comunidade inteira; uma ou várias crianças.. Alguém sempre precisa de sua ajuda, você é muito importante para a sua família e amigos. Já procurou saber se alguém precisa de sua ajuda? Ou você é daquelas pessoas que vive só para si? Você faz visitas há pessoas doentes, levando uma palavra de conforto?

Minha amiga e amigos, se tudo isto que falei você já fez e não está sentindo-se bem – continua nervoso ou nervosa, procure a um psicanalista e o resultado será ótimo.

Um bom domingo! Fiquem todos com Deus.  _______________________________________________________________________

Programa Cultura Ativa, de 16 de setembro de 2001.
Bom dia ouvintes da Rádio Difusora Roraima!  

Inicio o programa de hoje, cumprimentando, em memória, o Radialista e Jornalista Edgar Hudson, meu filho, pela passagem de seu aniversário de nascimento em 15 de setembro. Ele, que sempre elevou a sua voz nos microfones do rádio no Rio Grande do Sul, em defesa das minorias menos favorecidas e da justiça social.  

Cardápio rico em vitaminas e fibras

Hoje preste bastante atenção, anote mesmo, porque é muito importante para a sua saúde.

Sirva soja na primeira refeição pelo menos três vezes por semana.

Use castanha do Pará, se possível três vezes por semana, no mínimo duas.

Coma amendoim, gergelim ou semente de girassol, duas ou três vezes por semana – nunca em demasia!

Use trigo integral e aveia pelo menos quatro dias por semana.

Use os derivados de soja pelo menos três vezes por semana.

Tenha cada dia no cardápio, frutas doces pela manhã, e ácidas ao jantar, ou como preferir.

Use verduras de cor escura e de cor clara todos os dias, alternadamente.

Saiba que cenoura é uma boa fonte de cálcio - para criança certo período é bom usar suco de cenoura como reforço do cardápio; sendo de ½ a 1 copo em jejum e ao deitar, após aos seis meses.

Você sabia que batata atenua olheiras?

Para inchaços e manchas escuras, rale duas batatas inglesas (tamanho médio) leve ao congelador por uma hora, retire e com um garfo amasse bem até formar uma pasta. Pegue dois pedaços de gaze e coloque em cada uma um pouco do preparo. Aplique a seguir nos olhos, deixando a gaze entre o preparo e a pele – deixe por 15 minutos e em seguida lave o rosto com água na temperatura ambiente.

Para o pescoço, passar todos os dias filtro solar e creme hidratante com colágeno, com movimentos de cima para baixo, - de três a cinco minutos diários antes de deitar. Ao acordar, tirar os cremes no banho matinal. Isto, para acabar com a flacidez do pescoço.

Joelhos - passar limão com açúcar, misture os ingredientes até virar uma pasta, -  durante o banho, aplique a pasta nos joelhos em movimentos circulares e enxágüe. Não esqueça de passar um hidratante – resulta na melhora articular.

Para o equilíbrio orgânico, é interessante duas vezes por semana, colocarmos em um litro de água, uma colher rasa de chá de sal e três de açúcar, mexer e beber ao longo do dia. Se a pessoa dispor de algum recurso, pode comprar envelopes de “re-hidratante catarinense” despejando dois em um litro de água. Seu custo é centavos – hidrata, sem dor e a custos baixíssimos – não têm contra indicação.

Para a normalidade do estômago, frente até mesmo a dores de cabeça ou disfunções gástricas, o “chophitol” comprimidos ou gotas é ótimo. Sem contra indicações e natural.

Pele saudável – silício em hortaliças, como pimentão, brócolis, repolho e verduras de folhas, contribuem para a beleza da pele. Uma dieta rica em cenoura, gengibre e pepino é excelente.

Artrite – tomar em jejum, 150 ml de suco de berinjela com água, meio-a-meio. Voltar a comer somente após  45 minutos.
________________________________________________________________________

Cigarro – processos nocivos fisiológicos e sociais.

A nicotina do cigarro, provoca a despolarização celular, ou seja, - ativa os limiares de sódio e potássio na célula, fazendo com que se percam energias sem necessidade efetiva.

As células têm energia acumulada, como se cada uma fosse uma mini-bateria de Potássio, com algo em torno de 40 e 90 mini-voltz. A nicotina, gasta estas energias, mantendo o corpo em baixa voltagem de operação. Quem fuma, está operando em freqüências muito inferiores do que operariam normalmente. Estas pessoas, deixam de realizar muitas ações, ou melhor, não completam ou mesmo nem iniciam muitos projetos que gostariam de materializar. É lamentável que, além de não colocarem um tijolinho na construção humana, repassam aos filhos, sobrinhos netos e todos que estão sob o seu raio de ação, a herança negativa e nociva deste hábito.

Até breve!  ___________________________________________________________________________________

Em 2002, por volta do final de abril e início de maio, estaremos retornando à Roraima, onde daremos continuidade as nossas pesquisas, - o que deverá resultar em mais material à ser publicado, na esperança de estarmos contribuindo com os nossos amigos que nos prestigiam com suas audiências na Rádio Difusora Roraima e agora, através de livros, também com todos quanto nossa escrita possa alcançar, em nossa contemporaneidade ou em tempos futuros. 

A partir destes trabalhos, entre pesquisar, escrever e através dos microfones da Rádio Difusora, pude experimentar um pouco mais a sublime e profícua importância dos profissionais pesquisadores, escritores e radialistas – eu já os tinha em alta conta. Agora, contudo, pude contemplar de um novo ângulo o  labutar comprometido, sempre presente em todas as profissões – Iniciei como professora, depois como atendente hospitalar, e mais tarde como auxiliar de enfermagem, mãe, cozinheira, lavadeira o fui em todas as épocas – entretanto, confesso, realizei-me nestas últimas três modalidades das múltiplas e infinitas linhas segmentarias humanas.

Admito, contudo, que sem um só elo, a humanidade fracassaria. Todas as profissões devem ser valorizadas e bem pagas – sem os lixeiros, por exemplo, conheceríamos doenças ainda ignoradas, de proporções devastadoras. Paz! Amor! Fé!

         Manuela Cacilda Carabajal Lopes  
Se você busca dicas personalizadas, contate-nos! E-mail: manuelacacilda@hotmail.com.br

A Pesquisadora Manuela Cacilda Carabajal Lopes, nasceu em 1927, na cidade de Bagé, RS. Em 2008, encontra-se com 80 anos, em plena atividade física e produção mental. Em janeiro de 2008, acompanhou o filho, Mário Carabajal, ao Paraguay, Asunción, por trinta dias, enquanto o mesmo cursava a primeira etapa do curso de Mestrado e Doutorado junto a Universidad Atónoma de Asunción.

________________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA

Ministério da Saúde – NORMAS E PROCEDIMENTOS NA  
       
ABORDAGEM DO ALCOLISMO-1994, Brasília-DF.

Ministério da Saúde – MANUAL DE DIABETES- 1993,  
       
Brasília-DF.

Ministério da Saúde – MANUAL DE DOENÇAS  
        
REUMÁTICAS- 1994-Brasília-DF.

Ministério da Saúde – CONTROLE DA HIPERTENSÃO 
        
ARTERIAL-1993-Rio de Janeiro - RJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

di-font-size:12.0pt; color:navy"> 

.

body> l>