FORMAÇÃO E DOUTORAMENTO INTERNO DOS MEMBROS

Estatutária e Regimentarmente, a Academia de Letras do Brasil, exclusivamente, conta com o registro do título de Ph.I..

Este título, Ph.I, que significa, Filósofo Imortal - em âmbito exclusivamente interno, corresponde ao grau de doutor, internamente entendido pelos Membros da organização, no Brasil e demais países, junto a seus Membros, não contando com homologação do MEC ou governamental. Tampouco valendo para concursos públicos ou progressões funcionais. Podendo no entanto, ser usado pelo Membro, após ao nome, como o fazem, os especialista, mestres e doutores - designando um título de valorização e identificação do status cultural do ser. É um título interno da Academia de Letras do Brasil, emitido somente aos seus Membros.

À medida que os Membros evoluam dentro da organização, poderão habilitarem-se a um curso interno, com pesquisas, organização e defesa de Tese, conquistando o título de Ph.I. Anualmente, serão disponibilizadas entre cinco e dez vagas. Em 2008 as inscrições ocorreram entre 10 de julho e 20 de agosto. O curso será ofertado em sistema on line.

Infra, os futuros filósofos imortais encontrarão respectivamente, as disciplinas, número de horas, objetivos, prazos, pesquisas e avaliações. Outrossim, à medida que o pesquisador concluir uma disciplina (p1), poderá solicitar a disponibilização da disciplina seguinte (p2). Concluída a (p2), não necessita aguardar o dia 23 de setembro, previsto para o início da disciplina de Integração Filosófica - e assim sucessivamente. Em síntese: as disciplinas serão disponibilizadas diretamente ao pesquisador, personalizadamente, em seu e-mail, com o línk de acesso à disciplina seguinte - após a conclusão da anterior. Somente as disciplinas (pA) Metodologia de Publicações Virtuais e, (p1) Filosofia e História Mundial, contarão com disponibilização simultânea aos cursistas.

O primeiro e segundo classificados, contarão com mensão especial no diploma. A classificação e os dois primeiros lugares serão apontados pelos resultados médios avaliativos:

- cumprimento dos prazos e antecipações de disciplinas;

- profundidade de pesquisas;

- universalidade (com graus de essencialidade, importância e emergências humanas, sociais e ambientais) dos temas;

- cientifidade em embasamentos e fundamentações;

- desenvolvimento e defesa de Tese,

Sugerimos a dedicação de 20 à 30 minutos on line diários e outros 90 minutos of line.

Click sobre as duas primeiras disciplinas (únicas linkadas) para acessar os conteúdos e propostas de pesquisas.
Após baixar o conteúdo para o seu computador, faça o mesmo com a avaliação da (p1).
Concluída a avaliação, envie como anexo para o tutor do curso.

Obs.: Serão diplomados Ph.I. somente os pesquisadores que conquistem média 80% no âmbito geral do curso.

Setembro:

INÍCIO: 01 de setembro à 30 de dezembro/2008.
Metodologia de Publicações Virtuais / 60 horas (pA).
- Disciplina Permanente do Início ao Final do Curso.
Tutora: Imortal Vera Rosendo - Ph.I.

PERÍODO: 1/15 de setembro: Filosofia e História Mundial / 30 horas. (p1)

16/22 de setembro: Filosofia e Projeção Histórica / 12 horas.(p2)

23/30 de setembro: Integração Filosófica - Dissertação Postulatória Embasatória / 16 horas.(p3)

Outubro:
1/10 Relações Internacionais e Direito Internacional. / 20 horas. (p4)
11/22 Mercosul/ Comunidade Comum Européia/ Organização das Nações Unidas. /14 horas. (p5)
23 /30 Integração Filosófica - Dissertação Postulatória Citatória. /16 horas. (p6)

Novembro:
01/07 Pesquisa Científica. /14 horas. (p7)
8/20 Dissertação Postulatória Conclusiva. /26 horas. (p8)
21/30 Primeira Revisão / 20 horas. (p9)

Dezembro:
1/15 Tese Postulatória Projetiva. / 30 horas. (p10)
16/30 Revisão Final e Defesa de Tese. (p11)

Fevereiro/2009.
Entre 15 e 28 - Diplomação.

No presente curso, contamos com a inscrição de quatro Membros efetivos da Academia de Letras do Brasil e dois pesquisadores "não Membros", um Ph.D. e um Pós-Dóctor.

A inscrição de pesquisadores externos se deu fundamentado nos Estatutos da ALB. Sobretudo, pelo não preenchimento das vagas somente pelos Membros. Os "não Membros" foram selecionados a partir de seus currículos e tiveram suas vagas asseguradas sobretudo pelo critério de maior título científico. Todos os Membros da ALB que solicitaram inscrição, foram priorizados. Entre os não Membros, de 16 pedidos de inscrição, valemo-nos para o preenchimento de duas vagas, do princípio da cientificidade entre os postulantes. Diante a grande procura entre Ph.D's e Mestres, para 2009, vamos propor a ampliação de 6 (seis) para 8 vagas.

Todos os contatos devem ser dirigidos ao e-mail da presidência: carbajal@technet.com.br ou aqueles indicados pelo curso, como a Tutura que se manterá ao longo do curso sanando dúvidas e orientando os pesquisadores à organização de seus trabalhos e maximização dos resultados na construção de um site: rosendo@cpafr.embrapa.br

Observação importante: Os e-mails devem contar com a chamada ou tema no título do e-mail - assunto: Ph.I/nome/código da disciplina (p1) (p2) respectivamente: EXEMPLO: Ph.I./Carabajal/p2 - dessa forma serão facilitados os encaminhamentos dos respectivos e-mail's às equipes de competência. Nossos e-mail's com orientações não necessitam ser respondidos, bastará acusar o recebimento automático que seguirá. Os e-mail"s que encaminharmos, não tratando-se de disciplina, constará de Ph.I./nome/assunto. Exemplo: Ph.I./Willer/dupla - Momento em que estaremos informando o pesquisador Willer Bráulio o nome de seu companheiro para os trabalhos e pesquisas conjuntas.

FORMAÇÃO DE DUPLAS PARA ESTUDOS E PESQUISAS

Alguns trabalhos e pesquisas se farão em duplas.

Nossa EOMTI - Equipe de Organização, Métodos e Técnicas Internas, em sorteio simples, por ordem de inscrição, definiu as seguintes dúplas:

Matrícula 001/Ph.I./2008 - José Luiz Motta de Rosso
Matrícula 002/Ph.I./2008 - Antônio Carlos Rosendo

Matrícula 003/Ph.I./2008 - Jenuário Barbosa
Matrícula 004/Ph.I./2008 - Wyller Bráulio

Matrícula 005/Ph.I./2008 - Cesar Celente
Matrícula 006/Ph.I./2008 - Geraldo Antunes Maciel

 

Havendo dúvida, consulte-nos: carbajal@technet.com.br