Estágios Psicomaturacionais da Consciência Humana

Pesquisador: Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D.

 

Sexta Grande Rede Sináptica de: 

***  Creação   

de 46 aos 50 anos

Inicia-se o ser na experiência fantástica e “Divina”  da Creação. 


Vigésimo segundo estágio
 

“Iniciação creativa consciente passiva”.  
A chegada dessa nova grande rede é acompanhada de creações, ou permissões às  creações, já que encontramo-nos como creadores passivos. Aprovamos e refutamos, com segurança e convicção aos impulsos dos meios. Neste momento, nos constituímos em barreiras determinantes de expansão e delimitação de iniciativas individuais e coletivas. Esta delimitação é seletiva, permitindo passar por nós, somente àquelas iniciativas de propósitos humanos sadios, voltadas para o bem comum. Orientando ao re-estudo, as que necessitem de redimensionamentos a sua eficácia e propósitos. Porém, isto ocorre sob o rótulo passivo. Os seres e os meios encontram-se em franco movimento, nós, somos observadores passivos, interferimos por força natural constituída de nosso estado de corporeidade. Aqui, somos as forças recíprocas reativas do décimo nono estágio, constituídas como elementos de redirecionamento a outros seres naquele momento evolutivo. 


Vigésimo terceiro estágio
 

“Iniciação creativa consciente ativa”
Pode este estágio ser considerado como o segundo da rede de creação. 
É marcado, o vigésimo terceiro estágio,  pela caminhada segura e objetiva rumo aos mais sublimes ideais do ser. 
Ainda que com resquícios de todos os estágios anteriores, neste momento caminha-se destemidamente, sem dúvidas  e  receios, em direção ao que ao longo de nossas existências alimentamos no âmago de nosso ser como ideal. Ainda que estes ideais determinem limites apenas, servindo tão somente como elementos de reequilíbrio à nossa próxima  etapa evolutiva. 

Os obstáculos, são barreiras constantes e constituidas, aos quais necessitam de níveis equivalentes de esforços, tais que, somente serão desprendidos,  encontrando-se o ser em estágio psicomaturacional compatível. Quando encontra-se psicomaturacionalmente maduro para suportar novas complexidades que advirão uma vez ultrapassada a presente. 
Uma vez encontrando-nos, ou melhor, o ser alcançando o estágio de creação ativa, não se deixará deter facilmente, pois, está imbuído de impulso genuíno, harmônico e determinante à compreensão e ultrapassagem  de quaisquer  impedimentos. 

Estas dificuldades e obstáculos supra, encontram-se em todo  o final de estágio evolutivo.  São como a linha em um espiral, seguindo-se o curso correto, impede-se o choque pela evidência do caminho natural de expansão da ação. 
Neste estágio, o ser é senhor absoluto de seus atos e consequências. Busca o melhor para todos, sem, contudo, desprezar o que lhe é mais sublime.  Neste estágio, é comum, o ser tentar gravar, imprimir na matéria, alguns  de seus sublimes ideais. Tendência em  se  gerar  filhos.  


Vigésimo quarto estágio 

“Iniciação creativa consciente consequente  passiva” 
Colocamos este ser, convicto das consequências de quaisquer de suas ações  futuras.  O comprometimento com as leis constituídas por força da evolução até aqui alcançada, aumentam. 
 Consciência, reflexão, meditação, consequência, sublimação e creação, passam a ser determinantes das ações, sua utilização faz-se necessária nas próximas tomadas de decisões. 
Agora, neste estágio inicial de creação consciente consequente, o ser passa a ter  responsabilidade e domínio sobre seus atos na forma mais legítima da lei, que, até então, antes da formação desta sub rede, ainda não havia consciência consequente. 
Toda e qualquer ação, passam a ser cem por cento por ele determinadas. O próprio tempo passa a ser por ele administrado. Isto, tão somente, nos níveis mentais creativos. A primeira ação concreta, determinará a passagem ao próximo estágio, comprendidos na  próxima Grande Rede Sináptica. 

Problemas não existem, existe sim, maior e menor capacidade de soluções.  Os problemas são inversamente proporcionais a capacidade de soluções de quem os administra. Maior o problema, demonstra encontrar-se o ser em  meios e estágios de complexidades superiores ao seu. Menor o problema, maiores facilidades, demonstrando o ser encontrar-se  em meios e estágios por  ele  já ultrapassados.