Estágios Psicomaturacionais da Consciência Humana

Pesquisador: Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D.

 

Sétima Grande Rede Sináptica de: 

*** Superconsciência

de 51 a 55 anos


Vigésimo quinto estágio
 

“Iniciação superconsciente passiva” 
Primeiro estágio de superconsciência da cadeia psicomaturacional de expansão da consciência humana. 
O ser neste momento, acumula todos os estágios anteriores, bem como, é detentor das seis anteriores grandes redes e os vinte e quatro estágios já experimentados, encontrando-se com a essência de suas vivências enquanto da escalada psicomaturacional. 
Pendências de estágios anteriores são revistas em recuos experimentais avançados. Desta revisão, ou vê-las novamente, poderá levar-nos ao arrependimento; - pendências revistas - refutação de experiências anteriormente validadas. As paredes de retorno se nos apresentam de maneira a permitir-nos tais observações e conclusões, possibilitando-nos avançar a estágios seguintes. 

Os estágios passivos, como bem podemos observar, encontram-se em todo o início de formação de novas grandes redes, propiciando-nos manter-nos nestes novos estágios sem determinarmos as ações, apenas reagindo ao meio. 
Os estágios passivos, permitem-nos observar o novo estágio e paralelamente  abandonarmos conceitos, erroneamente,  por nós validados e incorporados  em  posturas e  posicionamentos. 

A passividade interacional é acompanhada de altíssima atividade cerebral, induções e deduções a partir de observações e  análises são objetos de  profundas investigações.  
A necessidade de segurança e convicção para quaisquer tomada de decisões, se nos exigem  maiores  análises  decorrentes de  responsabilidades  consequentes que advirão. 
Sentir a silenciosa voz "que vem do coração" (E.Hudson) bastaria para libertar o ser deste  "medo" de errar. Permitindo-lhe caminhar com maior suavidade, integralidade, harmonia e sincronicidade. 

Diante a qualquer situação, ser ou  contexto,  na  menor dúvida,  encerre-se  em   si  mesmo,  e  em  silêncio,  concentre-se,  ainda que  um  "turbilhão" de ações e vozes encontre-se ao seu redor. Concentre-se... mesmo com os olhos abertos, olhando e ouvindo a todos,  e,  em  seu  interior,  insista  em  fazer  o melhor  por  todos que  naquele contexto encontram-se.  Se neste  momento,  àlguem  em  especial  demonstrar  maior  necessidade  de  ajuda,  concentre-se em  "no quê   de  melhor  por  ele  pode  ser  feito"; "como poderei ajudá-lo".  Sua ação decorrente  dessa vontade  interior  será  o que de melhor encontra-se ao seu  dispor,  aceite-a  e  viva  integralmente  a  sua  parte.  Quando e sempre que  possível,  transfira  para  àqueles  que  mais próximos  dele  estiverem  a  responsabilidade  da  ação,  permitindo-lhe  assim, a redistribuição e  direcinamento  das  frequências  energéticas  naturais,  também,  deixando-o em disponibilidade  à  administração de outros  rearranjos. A inspiração profunda, acompanhada da ação seguinte, determinará a sua liberação daquele meio, dando continuidade em sua trajetória evolutiva, alicerçada em ideais sublimes, comprometidos e de firme propósitos psicomaturacionais, individuais e coletivos.


Vigésimo sexto estágio 

“Iniciação superconsciente observatória” 
Ao atingirmos o segundo estágio desta nova grande rede, passamos a observar as evoluções da  superconsciência.  
Neste momento, o ser caminha com o firme propósito de completar-se. Quer atingir a perfeição. Quer integrar-se totalmente. Seus esforços são canalizados à reintegração. Sua busca de plenitude  por encontrar-se em estágio avançado de consciência,  projeta-o imaturamente ao estágio seguinte, “espia” vamos dizer assim, e uma vez no próximo estágio, já não consegue ignorar o novo conjunto contundente de verdades ali existentes. Repentinamente observa-se em novo estágio, porém, novamente com o elemento “inconsciente”, por, exatamente, quase ultrapassar um estágio sem antes experimentá-lo, vivenciá-lo.  A superconsciência da rede, neste momento, arrasta o ser  por  experiências novas, com também novas formas de ver,  sentir  e conduzir a própria vida. 

Vigésimo sétimo estágio 

“Iniciação superconsciente de ensaio inconsciente ativo” 
Como nos referimos, ao término do estágio anterior, é comum chegarmos a este estágio por auto-projeção. Isto, por  havermos subido em uma escada até o seu meio e praticamente pulado a um degrau.  Buscamos ver ao próximo estágio. Por não sabermos estar passando por etapas psicomaturacionais consecutivas e intermitentemente ligadas, chegamos aqui um tanto afoitos. Gostariamos, se possível, de reformar o mundo, fazer justiça, distribuir e redistribuir a renda, criar leis, extinguir a fome, a pobreza, os crimes...Todavia, não sabemos como fazê-lo. 

Chegamos aqui em um segmento social, prestando um específico tipo de serviço à sociedade, encontrando-nos sob determinada situação financeira e interagindo em variados meios sócio-ativos.  Quando   chegamos. 
A este estágio atribuímos os pensamentos e ações que formarão as bases ao lastro dos demais que, com mais critério e organização, conquistaremos. 
Esta inconsciência se deve sobretudo ao nosso avanço  consciente e não natural do estágio anterior a este. Também, facultado pelo advento da atividade. Sempre que ativos, em interações com os meios, a consciência cede lugar à inconsciência, assumindo as reações incondicionadas médias de respostas 'condicionadas'. Pode-se, todavia, trabalhar-se com respostas condicionadas, desde que delimitado os campos interacionais, sejam por  assuntos, materiais, tempo, espaço, personagens.  Pelas reações médias incondicionadas assumirem e determinarem  a  formação de novos elos,  os  meios  onde  interagimos fazem-se  fundamentais a nossa formação. 

Tem o ser, neste estágio, a possibilidade de operar somente em níveis de “respostas condicionadas” optando, deliberadamente, por força da superconsciência, por  matérias e meios científicos. Tratando, a tudo, com perspectiva sócio evolutiva. 
Pode o ser, nesta fase, com facilidade, observar-se, analisar, validar e refutar conceitos e ações. Isto, porém, determina e caracteriza o estágio seguinte.

 

Vigésimo oitavo estágio 

“Iniciação superconsciente observatória de erro passivo” 
Deste novo ângulo e estágio psicomaturacional, contemplamos o nosso ser. Tendenciosamente, devido a nossa vontade infinita de acertar, crescer, saber, ser, atribuímos grande valor na eliminação de erros em nossas condutas e conceitos. Detemo-nos em observar possíveis falhas em nosso processo evolutivo. Gostaríamos de ser perfeitos. Admitimos a imperfeição, todavia, nossos esforços encontram-se em fazer o melhor, oferecer e receber o melhor. Nossas exigências aumentam sensivelmente neste momento. Temos estes elementos como as melhores referências  aos pesquisadores. Quando preferimos “fazer com as próprias mãos”. Quando julgamos com facilidade e determinação os erros de terceiros. Quando nos auto-observemos  excessivamente críticos.  

Neste estágio, o ser tem a clara evidência do erro. Tem respostas imediatas e contundentes de erro ainda não consumado mas ventilado sua possibilidade, porém, como expectador, mantém-se passivo, inerte, apenas observando.  
Não temos “consciência total”. Não sabemos ser condutores integralmente de todo o processo. Limites axiológicos catexizados determinam  nossas  reações incondicionadas.


Vigésimo nono estágio 

“Iniciação superconsciente ativa” 
O Ser nesse momento já é senhor de sua vontade, porém, depara-se com obstáculos por ele próprio validados, logo, criados, os quais, manifestam-se  em  sua    mente.   
Estes obstáculos, como que ocupadores de falhas no processo de crescimento, evolução psicomaturacional, oferecem barreiras naturais auto-defensivas. “Se eu falhei, todos estão sujeitos ao mesmo erro”. Logo, passamos a projetar nossa falha  nos  meios  sociais. 
Utilizamo-nos de impedimentos de situações semelhantes que envolvam pessoas próximas e ou  sob nossas  orientações: 

·         o ser passa a vivenciar, como recuo experimental avançado, as consequências de seus erros e ou acertos, contudo,  é o  ativador  superconsciente da ação. 

A medida em que avançamos ilimitadamente e com impulsos super-ativos rumo a auto-descoberta e busca de domínio da consciência, se nos ocorre a perspectiva do aumento dos horizontes da soberba,  prepotência e vaidade, tornando-se estes elementos, as linhas demarcatórias de determinação dos limites de cada fase com consequentes novas experimentações biopsicofísicas, com repercussão na vida sócio cultural e econômica, donde o ser, repentina ou gradualmente, atinge novos estágios de consciência evolutiva, sendo estes mais de observação das consequências e repetições do que mesmo de lei natural. 

Os meios estão preparados naturalmente por força de energia e valores axiológicos, para  manterem o equilíbrio de todas as correntes envolvidas nos processos sócio-interativos, tanto aperfeiçoando tecnologicamente conceitos, quanto ampliando visões e desenvolvendo novos conhecimentos  através de pesquisas.  


Trigésimo estágio
 

“Iniciação superconsciente de consequência coletiva” 
Aqui, nos iniciamos nas experimentações superconscientes de consequências das ações individuais com perspectivas de reações nos meios coletivos. 

Onde, “X” ou “Y” bolinhas irão repercutir após a um impulso inicial?

Ainda; - quais as reações do meio, suas forças contrárias e convergentes? 

O  ser, conscientemente, dedica esforços a coletividade, todavia,  sem  despersonalizar-se, mantém sua individualidade,

sendo soberano em suas ações, porém, passa a oferecer, conscientemente, elementos ao aproveitamento coletivo. 

Observa com antecipação as consequências de seus atos. 

A superconsciência se dá pelo acúmulo das somatórias dos rearranjos entre ensaios, erros e acertos de todos os estágios anteriores. 

Como nos estágios anteriores, uma vez nos ensaios, as consequências das elaborações observacionais se nos ocorrem em afloração do novo. Não sabemos encontrar-nos em uma sistemática pré-determinada ao aproveitamento máximo dos seres à manutenção e vida cosmo-humana, do ser integrado com a natureza. 

Imediatamente às observações, ao darmos o primeiro passo em direção realizadora, materializadora, precipitadora, adentraremos ao trigésimo primeiro estágio geral, já constitutivo de nova grande rede sináptica.