ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

FESTA CULTURAL DE SÃO BENTO DO SUL
    06 DE NOVEMBRO/2010

              Idealizador e Organizador - Filósofo e Escritor, Dr. Fídias Teles - Ph.I. Presidente de Honra da ALB/Pernambuco                          

RESULTADOS - EXTRATO INFORMATIVO


Não poderia ser melhor a Festa Cultural que se concretizou no sábado dia seis. Poesia, literatura em geral, diálogos frutíferos, música, líquidos saborosos, jantar e vinho. Impecável o auditório da Câmara de Vereadores, belo, elegante, confortável - e nada faltou. Tivemos lá pessoas de vinte e poucos anos e pessoas com mais de oitenta anos de idade. Gerações, sexos e etnias num saudável, harmonioso e produtivo cruzamento. Quem sentia falta de cultura ali encontrou uma verdadeira cachoeira. E tivemos a energia fantástica do Dr. Mário Carabajal - Presidente da Academia de Letras do Brasil, que adiou viagens e veio do Nordeste para São Bento do Sul. E sua mini-palestra foi bastante frutífera, uma verdadeira aula de Epistemologia!
De nossa parte insistimos na questão de valores, por vias filosóficas ocidentais e orientais, sem tirar os olhos do nosso tempo. E tão à vontade todos nos sentimos que pegamos o violão e também cantamos. Vários poetas e escritores vieram de Florianópolis, de Alfredo Wagner, Governador Celso Ramos, Tijucas, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Curitiba, até de João Pessoa - da Paraíba. De São Bento, importantes personalidades, como o prefeito, com sua simplicidade, sua boa vontade para com a cultura e seus escritores, sua coerência: Magno Bollmann. Brilhou também a orquestra polonesa regida por Pedro Bitencourt. Com oitenta e poucos anos e bastante debilitada, veio de Mafra Elza Stock receber sua antologia e seu diploma. Ficamos emocionados também com a solidariedade de Pedro Skiba para que o evento continuasse cada vez mais belo. Atento também estava fotografando tudo o poeta Elvis Lozeiko. E quieto, com sua leveza d'alma, lá estava Mário Nenevê. E o elegante e educado vereador Marco Aurélio Viliczinski. E no salão, livros e mais livros de escritores do sul. Não sei se vai ser fácil reunir tanta gente boa num encontro tão saudável, tão produtivo. E para completar o saboroso jantar no Sabor Caseiro, com muito vinho, muita música, muitos sorrisos. Até o presidente da ALB - Carabajal - sapateou meio ao salão (passos de malambro – sapateado argentino), tocou violão e cantou  -  e o poeta de João Pessoa, Zezinho Araújo, quase nos mata de rir com seus poemas jocosos. Abrilhantaram também o evento Tonni Lima - presidente pró-tempori da Academia Tijuquense de Letras e William Brenuvida - presidente pró-tempori da Academia de Letras do Brasil, seccional de Governador Celso Ramos, e parceiro no evento. E parabéns ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo atual de São Bento do Sul, que, com tanta boa vontade, apoiaram este evento idealizado e organizado por Fídias Teles- Phi –Dr. Honoris Causa em Filosofia Universal pela Academia de Letras do Brasil, que fica muitíssimo agradecido por aquelas maravilhosas horas de encanto existencial proporcionada por tantas almas que lutam dia a dia por uma cultura literária mais ativa e mais elevada em nosso país.
No restaurante a festa foi até à madrugada. O dia 6 de novembro de 2010 deve ficar marcado na história de homens e mulheres sensíveis e inteligentes que deixaram fluir de si tantos brilhos de Diamantes (nome de nossa antologia) que na festa foi lançada e entregue a dezenas de pessoas.

_________

Escritor e Filósofo, Imortal, Dr. Fídias Teles - Ph.I. Presidente de Honra da ALB/Pernambuco, radicado em Santa Catarina - a Presidência Nacional da Academia de Letras do Brasil, na pessoa do Excelentíssimo escritor, professor doutor Mário Carabajal e do Presidente da ALB para o Estado de Santa Catarina, Excelentíssimo escritor, Imortal, Dr. Miguel Simão, agradecem a manifestação de amizade, carinho e respeito, convidando e conduzindo a ALB a somar ao profícuo ideal de São Bento do Sul/SC, de 06 de novembro de 2010, de promoção lítero-cultural, depositando na Academia de Letras do Brasil, assertivas de uma organização e veículo saudável, supra-corporativista, comprometido com o reconhecimento e valorização de manifestações literárias, independentemente de quem as idealizem, capazes de promoverem as bases filósofo-concretas de um Brasil 'sonhado' sobretudo pela classe literária, idealista e liberta. Mário Carabajal, Presidente/ALB - ministrou minipalestra "Bases Neurocientíficas do Conhecimento Humano"). Mais informações no jornal 'JEVOLUÇÃO' (Patrocinadores: Fundação Cultural de São Bento do Sul, Prefeito Magno Bolmann; escritor e filósofo, Dr. Fídias Teles - Ph.I. e Presidente de Honra da ALB/Pernambuco; academia Parano Catarinense de Letras, escritor José Kormann; Vereador Marco Viliczinski. Colaboração: Academia de Letras do Brasil. Palestrantes: escritor e filósofo Fídias Teles; escritor e pesquisador, Presidente da Academia de Letras do Brasil, Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D. (breve extrato e fotos do evento).