O que significa a palavra "Católica"?

Francisco de Paula Melo Aguiar
Educador

Segundo a História Universal podemos afirmar sem qualquer tipo de erro que ao contrário daquilo que pensam as pessoas menos esclarecidas, daí a grande confusão em termos de divergência religiosa e da interpretação da própria fé, a Igreja de Roma não é a única Igreja Católica de Jesus Cristo mas é apenas uma parte da grande realidade que engloba outras Igrejas espalhadas pelo mundo. Se bem que a Igreja Católica Apostólica Romana seja em termos de fiéis a maior de todas as Igrejas católicas existentes no mundo conhecido até o inicio do século XXI, ela é apenas uma entre tantas outras Igrejas de igual dignidade, legitimidade e com uma História de fidelidade a pessoa Jesus Cristo e à Sua doutrina Santa, Una e Católica que em nada ficam atrás à da Igreja sedeada no monte Vaticano na Itália, lá Continente Europeu. Pessoalmente me qualifico como católico apostólico romano.

É verdade que a Igreja de Roma faz parte dos Patriarcados Históricos em que se incluem também Constantinopla, Alexandria, Jerusalém e Antioquia. Ao contrário das pretensões da Igreja Romana, que na história mais recente se tem tentado impor e sobrepor aos demais Patriarcados a nível teológico, litúrgico, social e até político, Roma era vista por toda a Igreja de Jesus Cristo como um Patriarcado entre outros. A única primazia de Roma em relação ao resto da Cristandade foi sempre e apenas de “honra” e nunca hierárquica.
Desta forma, a palavra “católica” deriva do Grego e significa “universal”, universal no sentido amplo que engloba “tudo e todos”, que não lhe falta nada para ser completa, isto é o caminho da verdadeira salvação em Jesus Cristo. Assim, poderão existir determinadas Igrejas que têm marcas e características de catolicidade mas às quais lhe faltem elementos para que possam ser plenamente católicas. Desta forma, até as igrejas tidas como evangélicas e/ou protestantes nascidas a partir das divergências e/ou reformas protestantes em linhas gerais são também católicas em suas originalidades, ex-vi que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, e até porque o evangelho é único, as interpretações e falações é que são muitas...

Para que uma Igreja possa ser considerada católica nela tem que estar presente e atuante, primeiramente, a “Pessoa Bendita de Jesus Cristo – O Nazareno”, isto sem deixar de lembrar que lá no calvário Ele foi crucificado e denominado de “JESUS CRISTO REI DOS JUDEUS – JCRJ”. Jesus Cristo é “Cabeça do Corpo que é a única Igreja e as várias igrejas católicas nacionais espalhadas pelo mundo inteiro são partes desse Corpo”. Tendo Jesus Cristo nela, a Igreja Una tem tudo e, portanto, é plenamente católica, sem necessariamente ser denominada de romana.
Uma Igreja católica nacional, regional e/ou local, situada em qualquer parte do mundo é também aquela que se abre e se dirige ao serviço de todos os homens e mulheres, brancos, negros, índios, ricos, pobres, letrados e iletrados onde quer que se encontrem, sem fazer acepção de pessoas, sexual, opção religiosa, sexual, política e social a todos anunciando o mesmo Evangelho e propondo a salvação plena para todos. E até porque não existe meio cristão e ou meia salvação. Portanto, a Igreja é católica porque se dirige ao universo da humanidade moradora na face da TERRA.

Além destas características genéricas (que ao fim e ao cabo podem estar presentes em qualquer igreja, seja ela verdadeiramente católica ou não) há outras características específicas que nos ajudam a separar as águas e a identificar o que é católico e o que não é.
A Igreja tem reconhecido como essenciais os seguintes traços:
• O assumir das Escrituras do Antigo e Novo Testamento como palavra escrita de Deus;
• A proclamação dos Credos Apostólico e Niceno e da doutrina neles contida;
• Os setes sacramentos instituídos por Jesus Cristo e pelos Seus Apóstolos como sejam o Batismo, a Eucaristia, a Confirmação, a Confissão, o Matrimônio, a Ordem e a Unção dos doentes;
• A existência de um governo feito por Bispos detentores de Sucessão Apostólica válida.

Nos dias atuais existem Igrejas que tem um ou mais dos traços supra mas que não os têm na totalidade. Assim, tal como um edifício a que lhe falte às paredes e/ou o teto não podemos dizer que é plenamente edifício, também não podemos dizer que são católicas as comunidades cristãs às quais lhes falte nem que seja um único elemento.
A título de exemplo devem ser mencionadas como católicas as seguintes Igrejas:
A Igreja Ortodoxa Grega;
A Igreja Ortodoxa Russa;
A Igreja Ortodoxa Copta;
As Igrejas Anglicanas;
As Igrejas Velho-católicas (em comunhão com o Arcebispo de Utrech);
As Igrejas Autocéfalas (com Sucessão Apostólica válida).
Todas estas Igrejas formam a Santa Igreja Católica de Jesus Cristo e as Igrejas Católicas Apostólicas Nacionais, a exemplo da ICAB – Igreja Católica Apostólica Brasileira e tantas outras denominações espalhadas pelo mundo inteiro fazem parte dessa realidade.
-----------------------------
Professor – Advogado – Teólogo