ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Imortal João Brainer Clares de Andrade

Membro/Cadeira 002/ALB/CE.

Pesquisador, Escritor e Estudante de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.

.João Brainer Clares de Andrade, já aos 14 anos, ao lançar seu primeiro livro ¨Crônicas que Desafiam o Debate na Cidade¨ evidenciava-se como uma das maiores promessas da literatura brasileira. Com 16 anos, lança seu segundo livro ¨Entre risos e tiros¨ (2007). Hoje, aos 17 anos, após escrever seu terceiro livro "Alô? Uma ligação com o mundo" (2008) - acadêmico de Medicina, forma mais um elo, o científico, iniciado aos 15 anos, ao ganhar prêmio

Conheça
parte do Memorial Cultural, Literário e Científico do Imortal João Brainer.
Aqui, um pouco mais sobre o escritor.

Nascido em 13 de dezembro de 1990 na cidade de Mombaça. Seus pais João Alves de Alencar Andrade e Socorro Nizemar sempre dispuseram de todos os meios para educá-lo sobre as bases da ética e da conduta moral.

A partir da terceira série do Ensino Fundamental estudou no Centro Educacional Castro Alves, sendo espetacularmente educado por Mauricélia, Adelânia, Lucinha, Fátima Oliveira, Peryane, Ana Cláudia, Deuzuíla que o alfabetizou e demais professores. Já aos 13 anos, prossegue seus estudos na Organização Educacional Farias Brito, onde aufere alguns prêmios acadêmicos.

No ano de 2005, é notoriamente congratulado com o segundo Lugar Nacional no maior evento científico do país, quinquagésima sétima Reunião da SBPC em Fortaleza na UECE e premiado na Maratona Cearense de Química.

Toda sua vida é marcada por intensas batalhas acadêmicas e grandes análises literárias, cujo apogeu ocorreu com o lançamento da coluna Debate Cidade no site Princesa do Mel em fevereiro de 2005 e com o lançamento da Coluna Debate Cidade+ em agosto do mesmo ano no jornal Folha de Mombaça.

Livros do Escritor

ANDRADE, João B. C. de, CRÔNICAS QUE DESAFIAM O DEBATE NA CIDADE, Ed. Tepi.

Mombaça. CE. 2006.

Um emaranhado de confidências, estórias, crônicas e os bastidores do desenvolvimento da Coluna Debate Cidade de Mombaça e região interiorana do estado do Ceará. Este livro refletiu como indicação de Brainer para ocupar uma Cadeira na Academia de Letras do Brasil.

ANDRADE, João B. C. de, ENTRE RISOS E TIROS, Ed. Tepi. Mombaça. CE. 2007.

Nesta obra Brainer inova diversos campos da Literatura ao estabelecer vínculos semânticos entre as diversas crônicas que constituem a obra, resultando, assim, em uma leitura agradável, dinâmica, interativa e envolvente. Este livro, resultou na indicação pela Presidência Nacional da Academia de Letras do Brasil para representar a ALB no Estado do Ceará.

ANDRADE, João B. C. de, ALÔ? UMA LIGAÇÃO COM O MUNDO, Ed. Tepi. Moçamba. CE. 2008.

Agora ainda mais maduro (17 anos/junho de 2008) o jovem escritor João Brainer experimenta com sucesso o gênero Romance, presenteando seus leitores com o que a Academia de Letras do Brasil (2007) chamou de "uma das maiores promessas da Literatura Brasileira".

Neste novo livro, João Brainer dá voz ao psiquiatra Levi, um homem de idéias fortes abalado apenas por suas crises esquizofrênicas desde os 12 anos de idade. Em primeira pessoa, Levi narra toda sua vida desde seu nascimento, interagindo com o leitor a partir de comentários que nos fazem pensar em nossa condição humana, nossa íntima ligação com o mundo.

Como já é comum na obra de João Brainer, em nenhum instante a narrativa se torna estática. Em todo momento, um novo fato enigmático surge na vida de Levi, que, assim como um professor competente, incube o leitor de descobrir a verdade que se esconde por trás dos fatos. O leitor é, portanto, o maior responsável pelo entendimento...

Vamos, pegue carona nas palavras de Levi, descubra sua vida, reflita sobre sua condição, mergulhe num universo de enigmas, num emaranhado de histórias dramáticas e também bem humoradas. Descubra que uma simples ligação telefônica é capaz de ligar ou desligar alguém completamente do mundo.

Embarque neste romance de vários focos onde quem está morto pode vir à tona e quem está vivo pode não estar tão vivo assim...

_________________

Breve, aqui, a sinópse de mais um livro do escritor brasileiro, Imortal João Brainer Clares de Andrade. Membro da Academia de Letras do Brasil.

__________________

Atualizado em 31 de maio de 2008. Equipe de web designer da ALB.