ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

 

Vida Marinha-Museu e Aquário Marinho
Cristina Portela


O Presidentet da ALB, Mário Carabajal, visitou em Porto Alegre o Ônibus-Museu 'VIDA MARINHA-MUSEU E AQUÁRIO MARINHO CRISTINA PORTELA' ficando verdadeiramente impressionado com o trabalho da bióloga e doutoranda Cristina. "A doutoranda Cristina pessoalmente dirige o ônibus, levando a Vida Marinha até as escolas em todo o Brasil". Segundo Carabajal, o pai de Cristina e a filha Thaís, acadêmica de biologia, integram a equipe. Também alunos de biologia, doutorandos e pesquisadores, por onde passa o Museu, são orientados, contribuindo para com o projeto.

Governos Estaduais e Municipais, como também organizações particulares, universidades, institutos e empresas, no Brasil e Países da América do Sul, podem levar a VIDA MARINHA-MUSEU E AQUÁRIO MARINHO até suas localidades, além das Presenças e Palestras da Equipe da Dra. Cristina Portela. Contatos: (0XX51) 97853413 (0XX51) 85958371 (0XX51) 81410780 Falar com Cristina ou Thaís
e-mail: museucrismar@ibest.com.br

Vida Marinha-Museu e Aquário Marinho
Cristina Portela

PROPOSTA PARA EXPOSIÇÃO

Vida Marinha Aquário e Museu Marinho Cristina Portela oferece um laboratório móvel dentro de um ônibus totalmente projetado com todo o conforto de uma sala de aula com bancos e ar condicionado. Onde de maneira envolvente, os alunos têm aulas práticas com várias espécies marinhas, materiais taxidermizados, empalhados e algumas espécies vivas Os alunos desta forma, sentir-se-ão interessados pela informação e entenderão a teoria num contexto prático. Assim, a escola apresenta uma estratégia diferencial de ensino, unindo qualidade e economia.

O objetivo deste projeto e ajudar na conscientização ambiental de uma maneira dinâmica colocando o aluno em contato com animais que muitas vezes são visto somente em livros, revistas e televisão.

O acervo é composto de animais que foram mortos em rede de pescadores, alguns de pesca predatória outros mortos acidentalmente, vitimas de derramamento de petróleo e encontrados mortos na beira da praia, nenhum animal foi morto para compor o acervo do museu e os animais vivos são comprado em loja de aquários.

Como funciona:
O projeto é desenvolvido em tempo determinado e facilmente adaptável ao planejamento do professor. Através de uma didática científica e atual, de acordo com moderna técnica de exposição-pesquisa-ensino, o museu e aquário Marinho possui um programa específico para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino médio e Graduação na área de Biologia da seguinte forma:

Educação Infantil
Mostrar a diferença de um animal que tem escamas, penas , couro e pêlo, onde o animal vive do que se alimenta, como foi morto , dar noções sobre educação ambiental como por exemplo não devemos jogar lixo na praia porque muitos animais morrem como exemplo a tartaruga que come plástico por engano achando que é água viva seu principal alimento.

Ensino Fundamental
Fundamentos sobre classificação zoológica e noções sobre educação ambiental, como pesca predatória , invasão de área de manguezais, derramamento de petróleo.

Ensino Médio e Graduação de Biologia
Classificação zoológica e noções como impactos ambientais, devido a derramamento de petróleo, pescam predatória, invasão da área de manguezais.

Entre muitos animais demonstrados destacaremos alguns como:
Invertebrados
Esponjas;
Cnidários (corais, anêmonas, água -viva);
Equinodermo (estrela-do-mar, ouriço, pepino-do-mar, serpente-do-mar, lirio-do-mar);
Moluscos (polvo, lula conchas de diversas cores e tamanhos) ;
Crustáceos (siri ,caranguejo, lagosta, paguro) ;
Vertebrados
Peixes cartilaginosos (tubarão-martelo, tubarão Mangona com 2 metros e 50 cm de comprimento, tubarão-tigre, tubarão Mako, Lambaru, arraia-pintada e arraia viola);
Peixes ósseos ( Mero, Garoupa, peixe-voador, peixe-papagaio, baiacu, pescada;
Répteis marinho como tartaruga verde, tartaruga-de-pente;
Aves como biguá, gaivota, mergulhão, pingüim e garça;
Mamíferos marinhos como esqueleto de um filhote de baleia Franca com 8 metros de comprimento, golfinhos um com 3 metros e 50 cm de comprimento, lobo marinho, mão pelada.


Para maiores esclarecimentos , ligue para:
(0XX51) 97853413 (0XX51) 85958371 (0XX51) 81410780 Falar com Cristina ou Thaís
e-mail: museucrismar@ibest.com.br