ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Notícias recentes da Presidência
Setembro, Outubro e Novembro/2008.

Em 7 de setembro é criada a Academia Militar Brasileira de Letras Estratégicas, tendo como mantenedora a ALB.

O presidente da ALB viaja em 15 de setembro para Porto Alegre, RS - objetiva uma maior organização da instituição naquele Estado.

Em Porto Alegre o presidente da ALB desenvolve estudos e pesquisas a organização e desenvolvimento de tese em Relações Internacionais sob o tema: Fome no Mundo.

 

Notícias recentes da Presidência
Junho, Julho e Agosto/2008

No último dia 01 de junho/08, o Presidente da ALB, professor doutor Mário Carabajal, esteve em visita à cidade de Rorainópolis, oportunidade em que visitou as instalações e foi entrevistado na rádio Anauá FM - 87.9, onde a Academia de Letras do Brasil/Rorainópolis apresenta programa aos domingos, das 10 ao 12h. Escritores Membros da ALB, também da Academia de Educação e Academia Estudantil, são entrevistados, apresentam suas poesias e produções literárias. O professor Antonio Rodrigues Costa - Membro da ALB e Presidente para o Sul de Roraima, comanda o programa.

No próximo dia 22 de junho, às 19 horas, Mário Carabajal retorna ao município de Rorainópolis. Desta vez, para a solenidade de fundação da Academia de Letras Universitária daquele município.

Em 24 de junho o presidente da ALB viaja para Porto Alegre para diplomação dos jovens Membros da Academia Estudantil Riograndense. Um projeto piloto para o Rio Grande do Sul, iniciando com alunos de uma escola no bairro Navegantes (Fagundes Varella).

Ente 26 e 28 de junho Mário Carabajal segue para Asunción, Paraguay, onde permanece até 30 de julho, participando da segunda fase do Mestrado em Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Asunción.

Em 01 de agosto o Presidente da ALB encontrar-se-á em Porto Alegre, RS, dando continuidade ao projeto de expansão da Academia de Letras do Brasil.

Não confirmado.Em agosto/08, palestra do presidente da ALB no Estado de Santa Catarina, a convite do Presidente da ALB local, escritor, professor João Miguel Simão. Preve-se a diplomação de 1/4 de escritores representantes dos 291 municípios do Estado - oportunidade em que serão diplomados e receberão a carteira da ALB.

______________________

Abril e Maio/2008

Na primeira semana de abril o Presidente da ALB segue para Porto Alegre/RS - onde diplomará e empossará novos Membros.

O Presidente da ALB recebeu convite para ministrar palestra em Santa Catarina, sob o tema: A importância das Academias de Letras e a Literatura Atual. Está previsto para a segunda quinzena de junho (adiado, com previsão para agosto).

"(...) ainda no primeiro semestre de 2008, recebem também o Mérito Causas Imortais as Revistas Minuano - justificado pela coleção Geração Saúde - difundindo com profundidade temas como Depressão; Coluna; Banhos; Colesterol; Células Tronco; Stresse; Diabetes; Hipertensão; Doenças Respiratórias; Câncer; Gastrite; Ansiedade (...) todas de fundamental importância à performance na qualidade de vida de nossas populações. Ainda, o mesmo Mérito, ser emitido em futuro próximo, para a Revista Escala Educacional, pelas edições de Discutindo Literatura - Arte - Filosofia - Língua Portuguesa - Ciência - Educação Física - História - Geografia - Política " - justificando ao pedir à Equipe de web designer da ALB, para linkar os sites das revistas indicadas, permitindo aos Membros Vitalícios, responsáveis pela aprovação ou não das indicações, maiores facilidades as suas profícuas análises. Por fim, afirma o Presidente "(...) indico para leitura dos Membros de todos os segmentos da ALB, Academia de Educadores, Psicopedagogos - Sobretudo para formação, crescimento expansão de conhecimentos dos nossos jovens, Membros das Academias Escolares de Letras - futuros norteadores da vida sócio-cultural, administrativa e política brasileira e Mundial".

_______________

Fevereiro/2008

O Presidente da ALB deixou o Paraguay no último dia 02 de fevereiro, onde cursou na Universidad Autonoma de Asunción (UAA), a primeira etapa de novo Mestrado e Doutorado em Relações Internacionais. O tema de tese, tanto para o Mestrado quanto Doutorado, trata sobre a Fome no Mundo. O pesquisador, analisa o Projeto do Milênio da ONU que propõe a redução em 50% da Fome no Mundo até 2015. A ONU adimite que a meta não será alcançada. Carabajal questiona as estratégia ao alcance da meta e propõe soluções. Seu orientador, Professor Doutor da USP Samuel Merbach, aprovou o Projeto de Pesquisa.

Janeiro/2008

No Paraguay, por ocasião do Mestrado em Relações Internacional, Mário Carabajal seleciona escritores para ocuparem Cadeiras Internacionais na ALB.

No Paraguay o presidente da ALB encontrou-se com William Riquelme, estilista consagrado internacionalmente. Entre seus clientes encontramos o ídolo brasileiro Roberto Carlos. Riquelme é também escritor e artista plático. Como artísta plástico, convidou o presidente da ALB para uma parceria, ao lançamento de livro e filme sob personagens de suas pinturas.

 

_____________________