TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D.

 

Somente os dados em azul podem ser utilizados como fontes de pesquisas atualizadas. Desculpamo-nos com nossos visitantes. Mas optamos em colocar no ar, para uma visão geral da pesquisa em curso. Quando concluso, cada elemento estará linkado aos temas correspondentes de aprofundamento. 

 

Oferecemos à sociedade educacional brasileira, um extrato de nossas mais recentes pesquisas em relação as correntes e tendências Pedagógicas. Empregamos uma linguagem moderna, com o fim de bem interpretar os pensadores e suas sublimes contribuições à evolução do processo educacional mundial. 

Não podemos fazer uma leitura dos diversos teóricos  educacionais, sem a interpretação da linguagem utilizada à luz da  modernidade à precisa interpretação de seus objetivos e justificativas, em sustentação às propostas e visões inferentes ao processo evolutivo do desafio ensino-aprendizagem. 05FEV2006/01MAR/2008.

Nossas Contribuições à Pedagogia Brasileira.

Tendências Pedagógicas .............................................................Professor Doutor Mário Carabajal - Ph.D. 

PEDAGOGIA TRADICIONAL NOVA OU RENOVADA TECNICISTA LIBERTADORA LIBERTÁRIA HISTÓRICA-CRÍTICA  
Tendência Liberal Liberal-progressivista e não diretiva  Liberal Progressista  Progressista progressista  
Período  Séc. XIX e XX Escolanovismo - Final do século XIX - Brasil - 1930 Segunda metade século XX Brasil  1960-1970 Anos 60    em conclusão Fins dos anos 70  
Escola  objetiva a psicoprogramação teórico-reativa intelectual-prática, a partir de modelos  teórico-idealisticamente  comprovados pelas ciências e vividos pela Humanidade.  adequar necessidades individuais ao meio, propiciar experiências.
Dewey: Função educativa da experiência cujo centro é o aluno.
Produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio Transforma o aluno no sentido libertário e auto-gestionário, como forma de resistência ao Estado  Parte integrante do todo social. Prepara o aluno para participação ativa na sociedade.  
Conhecimento:   Dedutivo. Os resultados, comprovadamente testados pelas ciências, são ofertados aos alunos para serem  armazenados até serem pinçados reacionalmente frente a situações concretas.       em conclusão Experiência planejada, o conhecimento é o resultado da experiência. O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.      em conclusão construído pela experiência pessoal e subjetiva.  
Relação professor-aluno:   austeridade. Clima psicológico-democrático. Professor é auxiliar das experiências. Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino. Relação horizontal, posicionamento como sujeitos do ato de conhecer. Professor é conselheiro, monitor à disposição do aluno Professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Mediador entre conteúdos e alunos.  
Homem:   enquanto receptor, é passivo. Interagirá com o mundo  ao dominálo e conhece-lo através do repasse de informações. Homem e mundo: O produto é a interação entre eles  

Conseqüência das influências ou forças do meio ambiente.

 
 Abordagem interacionista.   em conclusão Considerado uma pessoa situada no mundo.  
Avaliação:  centrada no produto como resultado do trabalho. Atenção ao método na combate ao diretivismo, à qualidade e não a quantidade, ao processo e não ao produto. Parâmetro na teoria piagetiana, múltiplos critérios. Prática diluída, eclética e pouco fundamentada, levando ao exagero apego aos livros didáticos. Auto-avaliação ou avaliação mútua.     em conclusão A experiência só pode ser julgada a partir de critérios internos do organismo, os externos podem levar ao desajustamento.  
Educação : . modelos  pré-estabelecidos repassados em forma de conhecimentos à fazerem-se modelos à serem apreendidos.      em conclusão       em conclusão           em  
    conclusão
estética      em conclusão  
Conteúdos:  teórico-absolutos. Assertivas e verdades, dispensando as experiências pessoais. Conteúdo: Estabelecidos pela experiência.
Read: Experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.
Baseia-se nos princípios científicos, manuais e módulos de auto-instrução. Temas geradores extraídos da vida dos alunos, saber do próprio aluno. São colocados para o aluno, mas não são exigidos. São resultantes das necessidades do grupo. São culturais, universais, sempre reavaliados frente à realidade social.  
Mundo: . externo, e dele o homem  apossa-se  à medida em que apreende o conhecimento. Cizerk: Libertar impulso criador. Desenvolvimento através de experiências estimuladoras. Já construído.O meio pode ser manipulado e pode também selecionar. Abordagem interacionista.      em conclusão  O homem reconstrói em si o mundo exterior.  
Metodologia:  didático-expositivas,  repetição e jogos à memorização; psicoprogramação. Exercícios de inteligência, visão, psicomotricidade.  Aplicação da moralidade sob a óptica  verbal, escrita e oral. Desenvolvimento do raciocínio abstrato e atividades intelectuais. Método: Aprender experimentando, aprender a aprender. Técnica para atingir objetivos instrucionais, aprender-fazendo, cópia, geometria, desenho geométrico, educação através da arte, livre-expressão. Desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas, músicas e canto coral passam à categoria apenas atividades artísticas.  Livre-expressão. Contexto cultura; educação estética; proposta triangular.  
Sociedade  Cultural:  a ascenção social é propiciada pela evolução cultural.     em conclusão Espaço experimental. O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de v ida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.   em conclusão  em conclusão  
Nas artes:   mimética e cópias dos modelos cientificamente testados e comprovados. O fazer técnica e científicamente. Reprodução dos modelos científicos. Parte e retrata a realidade social em sua contemporâneidade.   
Incremento do artesanato. 
Ensino como processo de pesquisa individual. Ruptura com cópia de modelos externos. Valorização de estados psicológicos. Aluno produtor de trabalhos artísticos. Expressão, revelação de emoções, de insight, de desejos. Educação artística polarizada em atividades artísticas direcionadas para aspectos técnicos construtivos pela "indústria cultural". Prática diluída, mistura das pedagogias tradicional e renovada. Preocupação com qualidade do ensino de arte. Dicotomias: ora saber construir, ora saber exprimir. Passam à categoria de apenas atividades artísticas: Desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas, música, canto-coral. Alunos e professor dialogam em  condições de igualdade, desafiados por situações-problemas que devem compreender e solucionar; libertação de opressões, identidade cultural de aluno; estética do cotidiano; educação artística abrange aspectos contextualistas. Educação Artística abrange aspectos contextualistas

Libertação de opressões, identidade cultural.

Expressão, revelação de emoções, de insight e de desejos

Libertação de impulsos criadores em experiências de grupo

 
Conhecer arte. Apreciação, contextualização e fazer artístico.

Educação Artística abrange aspectos contextualistas e essenciais.

Aspectos sociais são considerados para o ensino de arte.

Valorização da estética do cotidiano e capital cultural do aluno.

Resgate da identidade cultural antes de se partir para um contexto mais amplo.

 
 
  Principais teóricos Johann Friedrich Herbart (1776-1841): Metodologia didático-expositivas: relações, exercícios e lições extra-escolares. John Dewey (1859-1952): Aprendizado através da pesquisa individual. Skinner (em conclusão)

 O homem é produto do meio - análise funcional. Popham, Briggs, Papay, Gerlach, Glaser - Modelos de instrução e sistemas.

 
Paulo Freire
(em conclusão)
Pensamento de...
  C. Rogers: (em conclusão)
Ensino centrado no aluno.
 
  Principais teóricos João Amós Commenius (1627): 
O ensino das artes a partir de exercícios sobre modelos técnica e científicamente completos e perfeitos. 
Franz Cizek (1925): Tcheco libertar o impulso. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 5692/71 Introdução da Disciplina Educação Artística Michel Lobrot
(em conclusão)
Pensamento de...
  A. Neill: (em conclusão) Desenvolvimento da criança sem interferência.  
  Principais teóricos Saviani (1980): Professor é o responsável pela dinâmica do repasse dos conhecimentos, bem como principal estimulador à motivação do processo ensino-aprendizagem.  Piaget - Teoria do Desenvolvimento.   Celestin Freinet
(em conclusão)
Pensamento de...
  A. Combs (1965): O Professor é a personalidade única à formação do ser..  
  Principais teóricos Émile Chatier:  
Defende um ambiente austero.
Victor Lowenfewld (1939) - EUA: Teorias Freudianas.   Maurício Tragtemberg 
(em conclusão)
Pensamento de...
     
  Principais teóricos Snyders (1974): Oferece ao educando, como molelos, as maiores realizações humanas, em todas as áreas e tempos da construção civilizadora. Herbert Read (1943) - Inglaterra: Arte como experiência.   Miguel Gonzáles Arroyo (em conclusão)
Pensamento de...
     
Teorias  em conclusão Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Teoria Gestalt. Behavioristas, Positivismo, Comportamentalismo, Instrumentalismo.  em conclusão    em conclusão       em conclusão  
Ensino-aprendizagem     em conclusão    Procura desenvolver a inteligência, priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social.       em conclusão Pedagogia do oprimido. Fazer da opressão e suas causas o objetivo de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.    em conclusão Técnicas de dirigir a pessoa a sua própria experiência, para que ela possa estruturar-se e agir.  
               
               
               
               

Disponibilizamos os dados supra em caráter provisório aos visitantes de nosso site. Somente a Tendência Pedagógica Tradicional, em azul, conta com a assertiva de uma linguagem atualizada. E mesmo este quadro, ainda é dependente de algumas conclusões.  Os demais quadros, em letra preta, estão com linguagem interpretativa não condizentes com as sublimes propostas dos teóricos e pesquisadores. Isto, pela necessidade constante da contextualização a uma boa interpretação. Ofereceremos imediatamente ao término de nossas pesquisas. Não seria correto disponibilizarmos estes extratos de pesquisas. Contudo, optamos sempre pela doação e divisão de nossos ideais, ainda que sempre inacabados e em via de pesquisas. Mário Carabajal.

Contribuições e sugestões de links para cada quadro supra, para carbajal@technet.com.br  -  obrigado!

Suas contribuições à conclusão das pesquisas e sugestões de links, contarão com o crédito citatório da fonte.