Academia de Letras do Brasil

Casa Mário Quintana.
Porto Alegre/RS. 18jun09. Sarau Musical - Poético II/ Poesia Brasileira.
Organização: Paulo Bacedônio

Pronunciamento
Prof. Dr. Mário Carabajal - Ph.D. Presidente da ALB.

Privilégio imensurável este, de encontrar-me frente a mais alta intelectualidade de um dos Estados mais cultos e politizados de continental país. Com personalidades de renome da educação, política e cultura gaúcha.

Nomes como:
César Monteiro, Membro da Academia Riograndense de Letras
Marinês Bonacina, Presidenta da Casa do Poeta Latino-Americano - Capolat

Paulo Bacedônio
Escritor, poeta e gestor cultural do RS.

Floreny Avila Ribeiro
Licenciada em música pela UFRGS. Escritora, poetisa e compositora, coordenadora do acervo da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, RS.

Carlos Bica
Músico, violonista, gravou seu DVD no Teatro São Pedro em 2004 com peças de Narvaez, Villa-Lobos e Albeniz.

Dra. Manuela Cacilda – Ph.I. Filósofa Universal pela Academia de Letras do Brasil, ocupante da Cadeira Vitalícia 027 em nossas organizações. Também Membro do Conselho Superior da Academia de Letras do Brasil.

Estes, entre outras personalidades da cultura riograndense, brasileira e mesmo internacional aqui presentes.

Aproveito para saudar minha irmã acadêmica de psicanálise Neusa Tânia e, minha filha, bacharel em direito Emmanuely Lopes, pelo privilégio de suas companhias.

Assim, não existe outro terreno mais fértil e nobre que pudéssemos aspirar para o plantio de uma pequena semente de esperança à uma população cuja identidade sofre psicossugestões distorcidas à um evoluir em assertivas de honestidade e probidade à uma ordem de efetivo progresso.

A ALB é uma entidade Nacional de cultura, com registros oficiais junto aos órgãos públicos de exigência. Diverge de outras organizações de cultura brasileira, sobretudo por constar em seus estatutos com comprometimento político, remontando a mais nobre aspiração instituída na Ordem de Platão. E não poderia ser diferente. Pois, nossas aspirações não limitam-se a um fazer cultural desvinculado da imperiosa necessidade de elevar o stander médio político brasileiro. Hoje, inferior a muitos países africanos, como Gana, Senegal, Colômbia e El Salvador. O que confere ao Brasil, segundo a organização Transparência Internacional, o tímido 72º lugar no ranking mundial de consciência da população sobre a gravidade dos problemas de corrupção.

A educação mundial conta com 74% de uma ordem de recursos se comparados com o que é desviado pela corrupção mundial. Somente o Brasil, segundo a FIESP (2006) naquele ano, teve desviado dos cofres públicos, 0,7% do PIB Nacional, enquanto a cultura deteve 0,6%. Recurso este, em 2007, que corresponderia a R$ 17,5 bilhões de reais. Ou, para uma real compreensão do que representa este valor, significa dizer que se somados os orçamentos naquele mesmo ano, dos ministérios da cultura, esportes, cidades e transportes, encontraríamos a cifra de 14,9 bilhões, ou seja, contra 17,5 bilhões da corrupção. A verba desses quatro ministérios, em 2007, foi R$ 2,6 bilhões inferior ao que fora desviado com corrupção.

Assim, esta entidade, Academia de Letras do Brasil, objetiva, sobretudo, contribuir à um evoluir político-cultural de nossos cidadãos, e isto só será possível, com participação da classe intelectualizada de nosso país; - seja através de seus escritos, palestras, músicas, conferências e pronunciamentos, dedicando um tributo político engrandecedor ao país que somos filhos e amamos.

Em 30 de agosto estivemos em Mariana, primeira capital mineira, onde uma saudável célula da ALB ganhou vida, lá representada pelos Imortais escritores, Dra. Andréia Leal – Ph.I. e Dr. Donadon-Leal – Ph.D. Hoje, aproveitamos este privilegiado momento da cultura gaúcha, nesta casa que leva o nome do Imortal escritor alegretense Mário Quintana, para diplomar o nobilíssimo escritor e poeta gaúcho Paulo Bacedônio à Cadeira 002/ALB/RS.

ATO: Pelas prerrogativas estatutárias conferidas ao Presidente da ALB, neste ato, oficial e solene, aberto ao público, dou posse ao Imortal Paulo Gléri Bacedônio, à Cadeira 002 ALB RS.

Em 12 de agosto estaremos em Piracicaba, SP, para diplomar e dar posse à doze Membros vitalícios da ALB, sob a presidência da escritora Imortal Branca Tirollo. Ocasião esta em que Membros da Bahia, Rio de Janeiro e Paraná também serão diplomados.

Em 2010, sob a presidência da escritora Imotal Vânia Diniz, estaremos diplomando e empossando Membros da ALB Brasília.

O projeto piloto da ALB iniciou em 2001, onde o Estado de Roraima recebeu a primeira unidade da ALB. Naquele Estado, em 2009, contamos com 900 jovens diplomados nas Academias Escolares, 300 professores na Academia de Educação, 30 acadêmicos na Academia Brasileira Universitária (Rorainópolis), e ainda no município de Rorainópolis, sob a presidência do brilhante escritor Imortal, Dr. Tonny Cost – Ph.I, foi implementada a primeira ALB municipal. Rorainópolis, ainda, é sede da Academia Roraimense Maçônica de Letras, sob a presidência pró-tempori do Imortal, Membro da ALB, escritor Dr. Jenuário Barbosa - Ph.I.

A ALB em 2009, encontra-se em todos os Estados brasileiros. Ainda, além de nossas fronteiras, a ALB Internacional conta com representantes em 8 países.

Em nossa missão de fomento à cultura e justiça internacional, incentivamos, em janeiro de 2009, em Asunción, Paraguay, a fundação de duas organizações, a Academia Mundial de Relações Internacionais e a Academia Mundial de Direito Internacional, ainda com presidências e conselhos superiores pró-temporis, contando em suas bases, com acadêmicos de mestrado e doutorado nestes cursos, além de professores doutores nas respectivas áreas.

No Rio Grande do Sul, a ALB encontra-se em Porto Alegre, nas pessoas das escritoras Imortais Manuela Cacilda e Maria Inês Assunção. Também os escritores Imortais Odair Vieira Rodrigues e Antônio César Celente Meyer. Recebendo a ALB/RS especial reforço com a diplomação e posse do escritor Imortal Paulo Bacedônio, a quem pessoalmente indicamos para assumir a Presidência da Academia de Letras do Brasil no Rio Grande do Sul. Em Passo fundo contamos com representação no escritor Imortal Dr. Paulo Monteiro. Em Frederico Westphalen somos representados pelo escritor Imortal Cácio Santiago. O Imortal escritor Luiz Paulo Flores é o representante da ALB em São Vicente do Sul e em Santo Ângelo o escritor Imortal Antônio Carlos Rosendo.

Somam-se aos ideais da Academia de Letras do Brasil, o InBraCi – Instituto Brasileiro das Culturas Internacionais, na pessoa de sua Presidenta no Brasil, escritora, Dra. Marilza Albuquerque de Castro – Ph.I. Também, o Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, em sua Presidenta e também Membro da ALB, Dra. Sílvia Motta – Ph.I. Ainda, o fundamental apoio na secretaria geral e assessoria webinf, pela Dra. Vera Rosendo – Ph.I. Como consultor webinf, o Professor, especialista em ciências da informática, Franco Soares. Além dos escritores e Imortais Membros da ALB no Brasil e exterior, cujos nomes e respectivos Estados disponibilizamos ao término de nossa singular participação nesta profícua oportunidade.

Muito ainda haveremos de persistir buscando contribuir à elevação da cultura politizacional brasileira. Contudo, este caminho se torna mais leve e repercutivo quando olhamos para trás e observamos o quanto já foi trilhado. Sobretudo, quando olhamos para o nosso presente e deparamo-nos frente a frente, por onde passamos, com os mais altos e nobres nomes da cultura brasileira, o que sinaliza um futuro de esperança, probidade fortalecimento de nosso país.

Muito obrigado.


____________________

Créditos

Academia de Letras do Brasil (2009). Fome no Mundo. Recuperado em 22 de maio de 2009, de http://www.academialetrasbrasil.org.br

Amanda Costa (2008). Contas Abertas. Publicado em 08 de setembro de 2008. Recuperado em 22 de abril de 2009, de http://contasabertas.uol.com.br/noticias/auto=2375.htm

Banco Mundial (2008). Índices. Recuperado em 23 de abril, 2009, de
http://www.bird.com

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (2008). Recuperado em 26 de maio, 2009, de http://www.fiesp.com.br

Food and Agriculture Organization (2009). Sociedades. Recuperado em 12 de maio de 2009, de http//www.fao.com