ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

ALB/RS

O poeta Wlady se chama Vladimir Cunha dos Santos e nasceu em Rosário do Sul dia 14 de setembro de 1964, filho dos comerciantes Galileu Lemos dos Santos e Yolanda Cunha dos Santos. Escreve desde os 12 anos e já publicou 11 livros, além de participar de 5 coletâneas. Tem na gaveta 3 romances escritos e prontos para publicar, além de 9 livros com centenas de poemas e crônicas inéditos. Organizou e publicou a antologia Poetas de Rosário, reunindo 1 século de poesia da sua cidade, editou a revista literária Poema-Coisa e o jornal Reação Cultural, órgão da Casa do Artista Rosariense, entidade fundada e presidida por Vladimir nos anos 80 do século XX.

Estudou Letras na Universidade do Vale dos Sinos, em São Leopoldo, mas não concluiu o curso. Viajou pela Europa em 1989 e 1990, morando em Lisboa e se deslocando para as cidades portuguesas de Almada, Coimbra, Sintra, Porto e outras. Também visitou várias cidades do norte da Espanha, como Salamanca, Valadollid, Bilbao e outras na região dos Bascos, penetrando pelo território francês onde permaneceu em Paris por vários dias visitando museus e observando aspectos da vida cotidiana do povo e do ambiente da cidade luz.

Passou um período de sua juventude estudando em Pelotas e Porto Alegre e visitou Buenos Aires, Rio de Janeiro, Porto Seguro, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Angra dos Reis, Parati, Brasília, Gramado, Canela, Curitiba, Montevidéo, Colônia Del Sacramento, Punta del Este e outras importantes cidades que o inspiraram para escrever suas crônicas, seus contos e poemas que hoje fazem parte de sua antologia.

Como profissional é jornalista e empresário, foi diretor de vários jornais da região fronteira-oeste do RS, como O Imparcial, de São Gabriel, tendo sido fundador e diretor dos periódicos Notisul, Gazeta de Rosário, Folha Rosariense, Folha de Cacequi, Folha de São Vicente e Gazeta Gabrielense. Foi presidente da Comissão de Ética da Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori) e é membro da Associação
Brasileira de Jornais do Interior (Abrajori).

Foi por duas gestões presidente da Associação de Jovens Empresários de Rosário do Sul (Ajer), quando se destacou pela realização de 4 expo-feiras do comércio e indústria da cidade. Foi eleito 1º vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Rosário do Sul (Acir), entidade onde assumiu a presidência em 2004 e implementou diversos projetos do Sebrae e parcerias com universidades da região. Foi um dos fundadores do Centro Empresarial de Rosário do Sul.

No ano de 2005 assumiu como Secretário Municipal da Indústria e Comércio de Rosário do Sul, estando envolvido em vários projetos de industrialização e desenvolvimento do município, através de iniciativas como atração e articulação de novos empreendimentos para a cidade, cursos de qualificação profissional, capacitação empresarial, pesquisas econômicas e sociais, contatos com empresários e execução de
projetos de instalação de novas empresas.

Apesar de sua intensa atividade empresarial, Vladimir dedica parte de seu tempo para a emoção e a sensibilidade que a poesia oferece, sempre buscando nos versos o lado filosófico e contemplativo da vida humana.

Atualmente atua como editor e escritor de livros, residindo em Porto Alegre, onde participa de movimentos literários, sendo membro da Casa do Poeta Riograndense, Sociedade Partenon Literário, Poebras,  e a nível nacional passa a integrar a Academia de Letras do Brasil (ALB).

Seus livros estão distribuídos no Brasil e no exterior através de contatos que o autor realiza em eventos e pela internet.

 

Site: www.rosulonline.com.br/folharosariense

 

Blogs: http://wlady.zip.net

 

http://vladimircunhasantos.blogspot.com

 

Twitter@vladimirpoeta

 

Correspondência e solicitação de livros para vladimir.cunha@rosulonline.com.br